Vereadora Dona Fátima defende causa animal e consegue agendamento de castra móvel para comunidade da Vila Cabral

PUBLICIDADE

A vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima), participou esta semana na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), de uma audiência pública para tratar das políticas públicas para a causa animal. Na ocasião, ela conseguiu um agendamento do castra móvel para a comunidade da Vila Cabral de Santa Terezinha. A vereadora aproveitou a presença na Casa do Secretário de Saúde Municipal, Dr. Gilney Porto, para apresentar o pleito.

A audiência pública foi uma propositura do vereador Olimpio Oliveira, que Dona Fátima considerou necessária e oportuna. Durante a discussão, ela ressaltou que a exemplo de outros bairros de Campina Grande, Vila Cabral precisa de ações para o controle populacional de animais, e lembrou que muitas pessoas gostariam de castrar os seus animais, o que não acontece devido o alto valor do serviço.

Ela também lembrou da existência da lei de nº 13.426/2017, que coloca como obrigação o controle populacional por parte dos municípios. A exemplo de Olímpio Oliveira, Dona Fátima também solicitou que os recursos que estão previstos em uma ação nº 2158 na Lei de Diretrizes Orçamentárias, nomeada de ‘ação para editais de termos e fomento’ no valor de 240 mil, sejam revertidos para apoiar as ações dos cuidadores e protetores de animais do município.

Ela reconheceu as ações que vêm sendo implementadas na Secretaria de Saúde e no Centro de Zoonoses, mas enfatizou que ainda é preciso avançar, com outras iniciativas mais arrojadas nessa área, a exemplo da construção de um abrigo, convênios com clínicas particulares e implementação da secretaria animal para viabilizar recursos.

“Esta Casa está de parabéns por trazer esse tema tão relevante para o debate. Conheço e gostaria de somar nessa essa luta histórica do vereador Olímpio Oliveira em defesa da causa animal” destacou a vereadora Dona Fátima.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Réveillon: remoção de tendas da orla de JP tem que ser feita até às 8h do dia 1º

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela fiscalização do uso do solo público na…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025