Por pbagora.com.br

A Paraíba é um grande celeiro cultural, repleto de profissionais talentosos. Por isso, mesmo com as atividades pausadas temporariamente, a Usina Energisa incentiva o consumo da cultura local sugerindo materiais disponibilizados gratuitamente na internet. A iniciativa também é uma forma de deixar a rotina das pessoas mais agradável durante esse período de quarentena.

Nesta semana, a Usina Energisa indica as bandas Caburé e Os Gonzagas; o curta-metragem “Passadouro”, de Torquato Joel; e o podcast “Nossa Fala”, uma iniciativa que destaca, entre outros aspectos, o protagonismo feminino.

Música

Caburé

A banda Caburé é um quinteto formado pelos músicos Titá Moura (voz), Rayan Rodrigues (baixo), Rudá Barreto (guitarra), Pedro Henrique (percussão) e George Glauber (bateria). No ano passado, em João Pessoa, a banda fez o lançamento do seu disco de estreia, o “Manifesto Tropicália”. A banda tem influências do carimbó-beats, ritmos latinos e africanidades. As faixas do “Manifesto Tropicália” estão disponíveis nas plataformas digitais. O trabalho do grupo também pode ser conferido através do seu canal no Youtube, onde está disponível o lyric video da música “Tirar Ondinha”: https://www.youtube.com/watch?v=fU1tsYBHFY4&feature=youtu.be.

Os Gonzagas

Em 2012, surgia em João Pessoa a banda de forró Os Gonzagas. O grupo musical, que surgiu entre amigos e família, é formado atualmente por Yuri Gonzaga (voz e sanfona), Kamila Justino (voz e triângulo), Zé Neto (voz e violão), Jefferson Brito (guitarra), Carlos Henrique (sanfona), Leandro Santos (percussão), Caio Bruno (bateria) e Hugo Leonardo (baixo). Os Gonzagas tem dois álbuns de trabalho: “O Candeeiro Não se Apagou” e “Onde Estará”. A banda está presente nas plataformas de música digital e também no YouTube, onde está disponível o clipe oficial da canção “Tá Chovendo Flor”: https://www.youtube.com/watch?v=Hm377bwPy_8.

Curta-metragem

Passadouro

“Passadouro” é um curta-metragem no estilo documentário que tem oito minutos de duração. O filme, que foi lançado em 1999, é do diretor e roteirista paraibano Torquato Joel. Passadouro faz referências à velhice e os novos hábitos proporcionados pelo avanço da telecomunicação. O filme está disponível no canal do YouTube do diretor Torquato Joel https://www.youtube.com/watch?v=QfgLLS3mYxo.

Podcast

Nossa Fala

O projeto “Nossa Fala” é uma plataforma multimídia de produção e compartilhamento de conteúdo feita por mulheres. Várias delas são paraibanas ou atuam no mercado paraibano de diversos segmentos, como jornalismo, publicidade, design, arquitetura, artes, entre outros. Dentro do projeto, há o podcast “Nossa Fala”, onde as mulheres debatem sobre temas importantes e que não podem ser silenciados através da narrativa feminina. O podcast está disponível em plataformas digitais como Spotify e Deezer.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Estado rebate fake news sobre suposto fechamento do comércio após as eleições

O governo da Paraíba negou e tratou como fake news uma informação que está circulando, sobretudo em grupos de whatasapp, que aponta que depois das eleições deste ano haverá um…

Wallber se sensibiliza com angústia de comerciantes do Shopping 4400, em JP

O candidato a prefeito de João Pessoa, Wallber Virgolino (Patriota) visitou na tarde desta quarta-feira (9) o Shopping 4-400 e ouviu reclamações de vários comerciantes contra o descaso da Prefeitura…