Categorias: Paraíba

Unimed homenageia embaixador da ONU

PUBLICIDADE

Imagine uma Paraíba sem miséria, com grávidas saudáveis, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Pode parecer difícil, mas isso é algo que pode ser conseguido com o plantio de apenas uma sementinha por pessoa. Sementinha essa que o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, tem conseguido transformar em muitos frutos. À frente da instituição há mais de 20 anos, Chediek vem mobilizando o mundo para causas sociais e igualdade econômica.

Exemplo que deve ser seguido e que a Unimed João Pessoa faz questão de reconhecer. Por isso, a Cooperativa aproveitou a visita do embaixador Jorge Chediek à Paraíba para homenageá-lo com a entrega de uma comenda. A homenagem também foi estendida à representante-residente para programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni, que também é coordenadora da Unidade de Governança Democrática e Combate à Pobreza. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (21), às 20h, na Gracejos Recepções, na Torre, em João Pessoa.

Além do presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, do embaixador Jorge Chediek e de Maristela Baioni, participaram da mesa de abertura o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano; o secretário de Planejamento e Gestão do governo do Estado, Gustavo Nogueira, representando o governador em exercício, Rômulo Gouveia; o deputado estadual José Aldemir, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba; a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Diva Vieira; o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Gualberto Bezerra, representando o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro; e a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Ana Flávia Pereira.

“É com muita satisfação que a Unimed JP e o Instituto UniGente protagonizam a primeira visita à Paraíba do embaixador da ONU. Isso mostra que estamos no caminho certo da promoção das ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, declarou Aucélio Gusmão.

DATA ESPECIAL

A entrega da comenda não poderia ser feita em uma data mais especial: Dia Internacional da Paz. “É muito bom estar aqui neste dia propício para discutir, justamente, ações que viabilizem a paz mundial”, afirmou Chediek.

Segundo ele, não é sacrifício para ninguém realizar uma ação, por menor que seja, pelo bem do próximo. “É possível tornar realidade os ideais socioeconômicos. Basta cada um fazer um pouquinho. Se a Paraíba, através de suas políticas públicas, mostra que pode, então nós todos podemos”, finalizou.

SEMINÁRIO ESTADUAL

A iniciativa precedeu o seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil, que está sendo realizado desde as 9h desta quinta-feira (22), no auditório do Unipê. O evento vem sendo transmitido em tempo real pelo portal do Movimento Nós Podemos Paraíba (www.nospodemosparaiba.org.br).

Pela manhã, na programação do seminário, Jorge Chediek e Maristela Baioni receberam a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal. A programação do seminário inclui também a apresentação das categorias e regulamento para participação no Prêmio ODM Brasil, criado para estimular práticas que contribuam para o Brasil alcançar os Objetivos do Milênio. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 31 de outubro.

Além disso, será feita a entrega de certificados aos vencedores do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM, uma versão estadual da premiação nacional concedida aos paraibanos que contribuem para a transformação da sociedade, com foco nos Objetivos do Milênio.

RUMO AOS ODM

Durante o seminário, haverá ainda a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba e apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O seminário está sendo realizado pelo governo federal, Pnud, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado, a exemplo da Unimed JP e do Instituto UniGente.

METAS DO MILÊNIO

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, quais são os oito ODM:

1º – Erradicar a extrema pobreza e a fome

2º – Atingir o ensino básico universal

3º – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4º – Reduzir a mortalidade infantil

5º – Melhorar a saúde materna

6º – Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7º – Garantir a sustentabilidade ambiental

8º – Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula faz balanço de ações e desafios: “povo brasileiro é vencedor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e…

25 de dezembro de 2025

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta

O Hospital DF Star divulgou nota nesta quarta-feira (24) confirmando a realização da cirurgia do…

25 de dezembro de 2025

Polícia Militar prende grupo criminoso após confronto na Capital

Na tarde de ontem, quarta-feira (24), policiais do BPRONE prenderam três homens na Comunidade Aratu,…

25 de dezembro de 2025

Arrascaeta é finalista no tradicional prêmio Rei da América

O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas da edição 2025…

25 de dezembro de 2025

Lucas e Cícero: Cartaxo diz que Lula pode ter dois palanques fortes na Paraíba em 2026

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

25 de dezembro de 2025

Mar limpo: todos os trechos de praias do litoral da Paraíba estão próprias para banho neste feriado de Natal

Todos os trechos de praia do Litoral da Paraíba estão próprios para banho durante o…

25 de dezembro de 2025