A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Unimed homenageia embaixador da ONU

Imagine uma Paraíba sem miséria, com grávidas saudáveis, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Pode parecer difícil, mas isso é algo que pode ser conseguido com o plantio de apenas uma sementinha por pessoa. Sementinha essa que o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, tem conseguido transformar em muitos frutos. À frente da instituição há mais de 20 anos, Chediek vem mobilizando o mundo para causas sociais e igualdade econômica.

Exemplo que deve ser seguido e que a Unimed João Pessoa faz questão de reconhecer. Por isso, a Cooperativa aproveitou a visita do embaixador Jorge Chediek à Paraíba para homenageá-lo com a entrega de uma comenda. A homenagem também foi estendida à representante-residente para programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni, que também é coordenadora da Unidade de Governança Democrática e Combate à Pobreza. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (21), às 20h, na Gracejos Recepções, na Torre, em João Pessoa.

Além do presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, do embaixador Jorge Chediek e de Maristela Baioni, participaram da mesa de abertura o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano; o secretário de Planejamento e Gestão do governo do Estado, Gustavo Nogueira, representando o governador em exercício, Rômulo Gouveia; o deputado estadual José Aldemir, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba; a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Diva Vieira; o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Gualberto Bezerra, representando o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro; e a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Ana Flávia Pereira.

“É com muita satisfação que a Unimed JP e o Instituto UniGente protagonizam a primeira visita à Paraíba do embaixador da ONU. Isso mostra que estamos no caminho certo da promoção das ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, declarou Aucélio Gusmão.

DATA ESPECIAL

A entrega da comenda não poderia ser feita em uma data mais especial: Dia Internacional da Paz. “É muito bom estar aqui neste dia propício para discutir, justamente, ações que viabilizem a paz mundial”, afirmou Chediek.

Segundo ele, não é sacrifício para ninguém realizar uma ação, por menor que seja, pelo bem do próximo. “É possível tornar realidade os ideais socioeconômicos. Basta cada um fazer um pouquinho. Se a Paraíba, através de suas políticas públicas, mostra que pode, então nós todos podemos”, finalizou.

SEMINÁRIO ESTADUAL

A iniciativa precedeu o seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil, que está sendo realizado desde as 9h desta quinta-feira (22), no auditório do Unipê. O evento vem sendo transmitido em tempo real pelo portal do Movimento Nós Podemos Paraíba (www.nospodemosparaiba.org.br).

Pela manhã, na programação do seminário, Jorge Chediek e Maristela Baioni receberam a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal. A programação do seminário inclui também a apresentação das categorias e regulamento para participação no Prêmio ODM Brasil, criado para estimular práticas que contribuam para o Brasil alcançar os Objetivos do Milênio. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 31 de outubro.

Além disso, será feita a entrega de certificados aos vencedores do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM, uma versão estadual da premiação nacional concedida aos paraibanos que contribuem para a transformação da sociedade, com foco nos Objetivos do Milênio.

RUMO AOS ODM

Durante o seminário, haverá ainda a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba e apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O seminário está sendo realizado pelo governo federal, Pnud, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado, a exemplo da Unimed JP e do Instituto UniGente.

METAS DO MILÊNIO

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, quais são os oito ODM:

1º – Erradicar a extrema pobreza e a fome

2º – Atingir o ensino básico universal

3º – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4º – Reduzir a mortalidade infantil

5º – Melhorar a saúde materna

6º – Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7º – Garantir a sustentabilidade ambiental

8º – Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe