Unidades de saúde de Campina serão certificadas pela Rede Amamenta Brasil do Ministério da Saúde
Cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campina Grande estarão recebendo a certificação da Rede Amamenta Brasil do Ministério da Saúde. A entrega dos certificados às UBSF Jardim Paulistano, Jeremias II, Antônio Arruda, Bonald Filho e João Rique será realizada nesta terça-feira, 27, durante o 2º Encontro da Rede Amamenta Brasil, que acontece das 8h às 17h no auditório do Marc Center Hotel, no centro da cidade.
A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno na atenção básica, contribuindo para o aumento destes índices, por meio da revisão e supervisão do processo de trabalho interdisciplinar nas unidades básicas de saúde, apoiada nos princípios da educação permanente em saúde, respeitando a visão de mundo dos profissionais e considerando as especificidades locais e regionais.
As cinco unidades que serão certificadas cumpriram aos critérios estabelecidos pela Rede Amamenta Brasil, como o monitoramento dos indicadores de aleitamento materno na área de abrangência da unidade e a construção e implementação de um fluxograma de atendimento à dupla mãe-bebê no período de amamentação, entre outros. O certificado terá validade de um ano, renovável a cada ano.
Além da certificação das unidades de saúde, o 2º Encontro da Rede Amamenta Brasil, que tem como tema “A intersetorialidade nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno” irá apresentar a fusão da Rede Amamenta Brasil com a Enpacs (Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável). A programação começa às 8h, com o credenciamento dos participantes e uma mostra fotográfica.
Depois de uma apresentação artística, o evento será aberto oficialmente. Em seguida, acontece a palestra sobre a fusão da Rede Amamenta Brasil com a Enpacs, com Amanda Moura, da área técnica da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. A programação da manhã será encerrada com relatos de experiências exitosas em aleitamento materno realizadas nas unidades de Saúde da Família do município.
À tarde, será realizada a apresentação das vivências em ação de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno pelo hospitais Amigos da Criança, entre eles, o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) e em seguida, acontece a cerimônia de certificação das unidades de saúde. O encontro será encerrado com um café com prosa.
Secom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia o período…
O novo presidente municipal do PSB em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, afirmou que vai conversar…
Água no Nordeste é um tesouro. Um bem valioso. Ter acesso a esse recurso é…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na noite deste domingo (19), da Festa…
Aposentados e pensionistas do INSS que foram vítimas de descontos indevidos podem solicitar ressarcimento até…
Não demorou muito. Logo após a fala do senador Efraim Filho a respeito da possibilidade…