Por pbagora.com.br

Quatro meses após a chegada da pandemia do novo coronavírus (covid-19) à Paraíba, apenas a cidade de Ouro Velho , no Cariri, ainda não confirmou nenhum caso da doença. No entanto, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, os testes realizados pelo município não teriam eficácia para diagnosticar a doença que é registrada em 222 das 223 cidades.

Segundo levantamento do MPF, os testes de Covid-19 realizados em Ouro velhos estavam sendo feitos de forma inadequada. Segundo informação da administração municipal ao MPF, Ouro Velho tem realizado na sua população testes feitos por sorologia capilar, método que o Ministério Público considera “impreciso” e “ineficaz”.

Leia também:
Ouro Velho, no Cariri, é a única cidade da Paraíba sem registro de coronavírus

Ao MPF, a Secretaria de Saúde Municipal informou que os exames estavam sendo realizados de acordo com as orientações dos próprios fabricantes. O MPF recomendou que a técnica seja substituída imediatamente.

A secretária de saúde, Liudmila Nunes, declarou que o município já fez a mudança.

O MPF recomendou ainda que a Prefeitura de Ouro Velho busque aperfeiçoar as técnicas de vigilâncias epidemiológicas da região do Cariri e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Até a última sexta-feira (31), apenas São Domingos e Ouro Velho, ambas no Cariri, não haviam registrado a doença, porém, de acordo com boletim epidemiológico emitido neste sábado (1º), a cidade de São Domingos confirmou o primeiro caso da doença.

A Paraíba tem 83.461 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste sábado (1º).

 

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Trens da Região Metropolitana de JP terão horários de circulação ampliados a partir desta segunda

Dentro do seu plano especial de combate ao Covid-19, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) decidiu expandir os horários com a finalidade de evitar aglomeração das pessoas no interior…

PM prende quatro suspeitos e impede venda de armas em Conde

A Polícia Militar efetuou a prisão de quatro suspeitos e apreendeu duas armas de fogo, durante Operação Nômade realizada, na noite desse sábado (19), na zona rural da cidade do…