A Paraíba o tempo todo  |

UFPB vai ofertar 7.625 vagas no Sisu 2022.1 e cronograma é divulgado

Foto: Angélica Gouveia

Cronograma e demais procedimentos do processo seletivo foram divulgados em edital pela Secretaria de Educação Superior do MEC

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ofertará 7.625 vagas no Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2022.1, distribuídas em 122 cursos de graduação. A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira (19), o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022.

As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, o qual ficará disponível para inscrição dos candidatos no período de 15 a 18 de fevereiro de 2022.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022 o candidato que tenha participado da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.

“Os candidatos devem entrar no site oficial do Sisu para fazer sua adesão a partir do dia 15 até 18 de fevereiro. Depois disso, o resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro, no edital próprio da UFPB”, explicou a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Carneiro Maciel.

Ao acessar o endereço eletrônico do Sisu, o candidato deverá efetuar seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital, ou inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br. Após isso, o candidato será retornado ao endereço eletrônico do Sisu para continuar sua inscrição.

O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ele deverá especificar, em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno, bem como a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas e informadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu, ou às vagas destinadas à ampla concorrência. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Conforme o edital divulgado pela Secretaria de Educação Superior, o candidato será selecionado em apenas uma de suas opções: exclusivamente em sua 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação nessa opção, ou em sua 2ª opção, caso possua nota suficiente para tal, desde que não tenha sido selecionado em sua 1ª opção.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2022 será constituído de uma única chamada. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Cadastramento

O candidato selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 8 de março, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. O cadastramento vai ocorrer de forma online via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com a Pró-reitora de Graduação da UFPB, Silvana Carneiro Maciel, esse edital específico deverá ser publicado aproximadamente no final da primeira quinzena de fevereiro.

Ela alertou que os candidatos devem observar os prazos dos procedimentos e documentos necessários ao cadastramento e matrícula. “É importante que o aluno esteja atento a todos os prazos, já que eles são definidos pelo Ministério da Educação (MEC). A UFPB não tem ingerência sobre mudança de cronograma, então, se o aluno perder o prazo, ele também estará perdendo sua participação no Enem. Todos os documentos devem estar regularizados”, disse a Pró-reitora.

A docente ainda lembrou que, este ano, haverá a bonificação estadual, em que o aluno também deverá prestar atenção aos documentos de comprovante de residência e comprovação de conclusão dos três anos consecutivos de Ensino Médio na Paraíba.

Conforme o MEC, as instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no Sisu, referente à chamada regular, no período de 23 de fevereiro a 11 de março de 2022.

Lista de espera

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no período de 22 de fevereiro a 8 de março. O candidato só poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para preenchimento dessas vagas deverão ser definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Termo de Adesão Sisu 2022 está disponível na página da Pró-reitora de Graduação (PRG). “São várias vagas distribuídas nos diversos cursos oferecidos pela UFPB. É importante que os alunos entrem na página da PRG para observar a quantidade de vagas dos cursos e seus respectivos turnos de aplicação”, orientou a Prof. Silvana Maciel. 

Ascom / UFPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe