Por pbagora.com.br

Trabalho será apresentado nesta terça-feira, dia 16, às 17h, no campus sede

A estudante Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será protagonista, nesta terça-feira, dia 16, de um fato inédito na instituição. Ela será a primeira aluna surda da UFCG a defender uma dissertação de mestrado. O trabalho, que trata do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes, será apresentado às 17h, no Auditório do Centro de Humanidades (CH), campus sede.

Intitulada “Ensino de Libras para aprendizes ouvintes: a injunção e o espaço como dimensões ensináveis do gênero Instrução de Percurso”, a dissertação parte de uma perspectiva inovadora.

“Existem estudos que tratam do ensino de línguas estrangeiras, como o Inglês, como uma segunda língua para ouvintes. No entanto, em se tratando do ensino de Libras, o trabalho é inovador e serve de modelo”, explica a professora Maria Augusta Macedo, orientadora da pesquisa.

Para Girlaine, que também é professora do curso de Letras Libras da UFCG e já acumula 13 anos de ensino na área, o resultado da pesquisa teve muitos significados. “Essa descoberta em minha pesquisa foi para mim momento importante nos gêneros da Libras. Tive muitas barreiras a vencer durante essa trajetória e consegui conquistar a vitória”, disse a aluna em entrevista por aplicativo de mensagem.

(Ascom UFCG)       

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Polícia encerra vaquejada na PB com aglomeração de quase 200 pessoas

Em tempo de pandemia do Covid-19, a Polícia Militar encerrou um evento de uma vaquejada na Paraíba com aglomeração de quase 200 pessoas. Uma mulher de 39 anos foi detida…

LEI: PB deve montar plano para entregar medicamentos a doentes crônicos na pandemia

O governador João Azevêdo sancionou, nesse sábado (1º), a Lei 11.759/2020, de autoria da deputada Jane Panta, que determina a criação do plano emergencial de entrega de remédios aos doentes…