Categorias: Paraíba

UFCG e MPPB darão assistência a crianças afetadas pela alienação parental

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Infância, data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar sobre a importância de garantir uma boa formação social, educacional e de valores para as crianças.

A preservação de vínculos afetivos entre pais e filhos é fundamental na garantia desses direitos. Atento a essa questão, um projeto desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com as universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB) busca dar assistência psicológica a crianças e adolescentes afetados pela alienação parental ou abandono afetivo.

No Projeto “Presente”, crianças e adolescentes já recebem atendimento de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais na Promotoria da Família e Sucessões do MPPB, localizada no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade, em Campina Grande. A ideia agora é levar o atendimento a escolas públicas, por meio do trabalho de psicodrama e de círculos de conversa para debater o problema e apresentar meios de solução possível e cuidados.

“A partir de uma discussão com a Promotoria, sugeri que além de uma atividade de intervenção, o convênio pudesse ir além, por meio da atividade de prevenção através de uma apresentação do que seja a alienação parental nas escolas. O objetivo é que jovens e professores tenham conhecimento do problema, já que muitas vezes ele é sentido sem que se tenha consciência conceitual do mesmo”, explica o professor de Psicologia da UFCG, Carlos Antonio Guimarães, responsável pela coordenação do projeto na Universidade.  

Na UFCG, o projeto conta com nove estagiários do sétimo período do curso noturno de Psicologia, sob a supervisão do professor Carlos Guimarães. Segundo ele, a proposta é abrir a discussão sobre o tema nas escolas públicas por meio da dramatização. “Do mesmo modo, será exposto um canal de comunicação entre os alunos, a Promotoria e os estagiários, caso haja dúvidas ou mesmo casos concretos de alienação parental. Esta atividade ficará à cargo dos estagiários da UFCG”, acrescenta.  

O projeto deverá ser iniciado em maio, em uma escola pública do Ensino Médio da cidade de Campina Grande. A partir do experimento piloto, a intenção é estendê-lo a outras escolas públicas da região.

Alienação parental

A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente, promovida ou induzida por um dos pais ou responsável. O objetivo, na maior parte dos casos, é prejudicar o vínculo da criança ou do adolescente com o genitor. A alienação parental é um dos temas mais delicados tratados pelo Direito de Família, considerando os efeitos psicológicos e emocionais negativos que pode provocar nas relações entre pais e filhos.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026