A Paraíba o tempo todo  |

UBAM reúne 21 prefeitos hoje em JP

A União Brasileira de Municípios (UBAM) vai reunir os prefeitos de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Conde, Cruz do Espírito Santo, Ingá, Itabaiana, Juripiranga, Lucena, Marí, Mataraca, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbú, Santa Rita, Sobrado e Sapé. No encontro de 21 municípios serão debatidos assuntos relativos à política social, resíduos sólidos (lixo), esgotamento sanitário, meio ambiente, abastecimento de água e ações compartilhadas da saúde pública, itens que deverão ser tratados pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social, que será instituído no evento.

Segundo o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leo Santana, as ações compartilhadas por vários entes federados fortalecem ainda mais a gestão pública como um todo, principalmente para o enfrentamento da crise que assola todo país, o que tem fragilizado fortemente os municípios.

Leo Santana lamentou o descaso da grande parte dos gestores públicos, tanto os municipais como estaduais e federal, em relação à destinação e tratamento do lixo, considerado “bem público”, algo que vem prejudicando a população e o meio ambiente, além do descumprimento da legislação, já que o lixo não deveria continuar sendo tratado como hoje, a céu aberto e se transformando em degradação e se tornando um dos principais agentes nocivos à saúde pública.

“O lixo que é produzido diariamente deveria ser um vetor do desenvolvimento das cidades, através da geração de emprego e renda, produção de energia, adubo, gás e reciclagem. Porém, o que temos é um grande número de lixões a céu aberto, aterros sanitários insuficientes e ineficientes e uma imensa população de catadores vivendo de forma subumana. Parece que não há lei no país e sempre se esconde a sujeira debaixo de um tapete”.

A criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social, segundo o presidente da UBAM, terá o apoio dos Ministérios: das Cidades, Integração Nacional e Meio ambiente, que disponibilizarão aporte de recursos necessários para a instalação de uma grande usina de transformação e aprimoramento do lixo, que vai gerar divisas para os municípios partícipes e resolverá de vez o problema de acúmulo de lixo nas cidades. A Lei Federal 11.107, de abril de 2005 regulamenta a criação dos consórcios públicos. Os consórcios são organizações que agrupam vários municípios para a execução de ações conjuntas. Essas ações não alcançariam os resultados esperados se fossem feitas sem a criação dos consórcios. È permitida aos consórcios a personalidade jurídica na forma de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, como também, estrutura de gestão e orçamento próprios. Os consórcios podem possuir patrimônio próprio para a execução de suas atividades.

“O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social garantirá eficiência nas administrações, tanto na execução de políticas públicas como na viabilização de objetivos comuns entre eles, com recursos do governo federal. É preciso garantir aos municípios condições financeiras para diversas ações públicas que não estão sendo possíveis por conta do enfraquecimento econômico dos menores entes federados”. Disse Leonardo.

 

Veja o comunicado

 

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

Senhores Prefeitos e Prefeitas,

Objetivando traçar novas metas relacionadas à política de resíduos sólidos, diante da necessidade de uma efetiva e correta destinação e tratamento do lixo, bem como de outras ações sociais, reuniremos prefeitos de 21 municípios da região do Brejo e Litoral.


Convidamos os Senhores Prefeitos e Senhoras Prefeitas dos Municípios da Região Metropolitana de João Pessoa a participar da Reunião, a qual terá o comparecimento de parte dos Deputados que formam a bancada paraibana no congresso, os quais indicarão recursos necessários para as ações previstas para os municípios.

Local: Auditório da FUNASA

Data: 13 de Fevereiro (Próxima Segunda-feira)

Horário: às 09h00min.

Sem mais, agradecemos, respeitosamente,

Cordialmente,

LEO SANTANA – Presidente

 


PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe