A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado fixou um prazo de 90 dias para que a prefeitura de João Pessoa regularize o quadro de servidores da educação. Uma inspeção especial realizada pelo TCE, a partir de uma denúncia anônima apresentada à ouvidoria, constatou a manutenção de 1.343 professores contratados em detrimento dos candidatos aprovados em concurso público
O Tribunal de Contas mandou a prefeitura reduzir a quantidade excessiva de servidores contratados temporariamente por excepcional interesse público, provendo os cargos por meio do concurso realizado em 2008. A secretária de educação do município, Ariane Sá, alegou que as contratações são necessárias para suprir o afastamento de servidores efetivos por motivo de licenças médicas e especiais, além de servidores que se encontram em outros órgãos.
Ela disse em sua defesa que a queda de arrecadação do município e limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal impedem a imediata nomeação de concursados para todas as vagas existentes. A auditoria, em seu relatório, concluiu pela permanência das irregularidades.
Informou também que o número mínimo de contratações irregulares passa a ser de 922 profissionais e que o número real de vagas para o magistério é de 1.312. Segundo constatou a auditoria, existe uma grande margem para o limite prudencial da prefeitura de João Pessoa, que é de 51,3%, o que não impede a nomeação dos concursados.
O processo foi julgado em dezembro de 2009 pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas, com a determinação de que a prefeitura encaminhe toda a documentação relativa ao concurso público para o magistério realizado no ano de 2008.
O TCE mandou ainda dar ciência ao prefeito Ricardo Coutinho, para que ele acompanhe o cumprimento da decisão pelos secretários Gilberto Carneiro, da Administração, e Ariane Sá, da Educação.
Jornal Correio
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…
A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…
O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…
A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…