Por pbagora.com.br

O tempo seco nessa época do ano, e a elevada temperatura, tem favorecido para o aumenta o número de incêndio no Sertão da Paraíba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os fenômenos ocorrem pela baixa umidade e ação criminosa. As queimadas causadas às margens da rodovia podem aumentar o risco de acidentes, alastrar pela vegetação seca causando danos ambientais.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que de janeiro até 20 de agosto, 118 focos foram detectados pelo satélite de referência do órgão. No mesmo período do ano anterior, 77 casos foram registrados. O aumento é de 53%.

Na semana passada um incêndio de grande proporções atingiu parte da zona rural que fica entre os municípios de Piancó e Itaporanga. O fogo durou pelo menos três dias e só foi controlado no último domingo (6), No entanto, na manhã de segunda-feira (7), moradores acionaram novamente as equipes, pois o fogo teria continuado.

O trabalho das equipes se concentrou nas proximidades das casas, para que o fogo não atingisse nenhuma residência. Não há informações de nenhum ferido, nem se algum animal morreu durante o incêndio, pois o local é de mata fechada.

De acordo com os bombeiros, a suspeita é que as chamas tenham sido iniciadas quando algum produtor ateou fogo em uma área com o intuito de limpa-la para o cultivo.

A orientação do Corpo de Bombeiros é que não se use essa prática para limpeza de terrenos, principalmente nos meses de setembro a dezembro, que são os que têm as mais altas temperaturas no Sertão da Paraíba. Até a noite da segunda-feira (7) todas as chamas haviam sido controladas.

Recentemente um incêndio atingiu a zona rural do município de Várzea.O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para conter as chamas que se alastraram com facilidade devido à vegetação seca desta época do ano e ao vento.
Nesse período foram registrados focos de incêndios ainda nas cidades de Sousa, Patos e outros municípios sertanejos. No ano passado, nesse mesmo período, um incêndio de grande proporções atingiu o lixão de Patos.

Ontem mais dois incêndios foram registrados no município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, em um dos incêndios, carros que estavam próximos ao batalhão da Polícia Militar foram atingidos.

Segundo os bombeiros, no primeiro incêndio, o fogo se espalhou rapidamente e chegou até próximo ao depósito da PM. Seis carros apreendidos pela polícia foram danificados. Já o segundo incêndio, por volta das 21h, aconteceu em uma vegetação que fica por trás de um posto de combustíveis.

Severino Lopes
PB Agora

Notícias relacionadas

Opinião: O “mimimi” de Bolsonaro é cortina de fumaça para o escândalo da mansão

O presidente Jair Bolsonaro despenca na popularidade, segundo as pesquisas mais recentes. Apesar de tudo, Bolsonaro continua polemizando com um discurso na contramão das expectativas do País, desdenhando da grave…

Covid: PB registra 20 mortes nesta sexta; apenas 177 mil pessoas foram vacinadas

Paraíba confirma 864 novos casos de Covid-19 e 20 óbitos nesta sexta-feira A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (05), 864 casos de Covid- 19. Entre os…