Categorias: Paraíba

Tecnologia para educação e redução da violência no trânsito

Sistema de biometria e reconhecimento facial da Vsoft é utilizado em Centros de Formação para coibir fraudes e certificar aulas de futuros condutores

A cada hora, cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Foram mais de 35,3 mil mortes em 2017, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde. Esses números colocam o país como o terceiro no mundo com o trânsito mais violento, ficando atrás apenas de Índia e China.

Chama a atenção que 90% dos acidentes são causados por fator humano, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os maiores problemas estão: cansaço dos motoristas, descumprimento da lei, imprudência, ingestão de bebida alcoólica.

Assim, a redução da violência no trânsito e mortes por acidentes está diretamente relacionada às boas práticas dos condutores. Por isso, é importante a educação e a capacitação dos futuros motoristas e motociclistas.

Desde 2014, os Centros de Formação de Condutores de todo o país passaram a adotar um sistema de biometria nas aulas práticas e teóricas. A medida determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem o objetivo de controlar a freqüência dos alunos nas aulas, constatando que os futuros motoristas cumpriram a carga horária exigida para a realização dos exames de avaliação para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a tecnologia também ajuda na detecção de fraudes.

Para atender essa demanda, a Vsoft, empresa de tecnologia da Paraíba com 19 anos de atuação no mercado, desenvolveu uma ferramenta que certifica e garante o processo mais transparente e seguro. O software atende à resolução 287 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O sistema da Vsoft para os Centros de Formação dos Condutores é o SuperPrático. O produto é utilizado em mais de 1,6 mil Centros de Formação de Condutores (CFC’s), em oito estados brasileiros, e funciona por meio de algoritmos que fazem a detecção de pessoas, reconhecimento facial e identificam automaticamente a sinalização de trânsito.

Conhecida nacionalmente por sua expertise em identificação de pessoas por biometria, a Vsoft atua em 10 estados e soma números impressionantes. São 600 mil aulas certificadas por mês. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco, o primeiro Estado a regulamentar a portaria nacional, com a diminuição nas fraudes, aumentaram também os índices de aprovação.

A tecnologia do SuperPrático vem sendo desenvolvida desde 2007, por meio de parceria com o Centro de Computação da Universidade Federal da Paraíba. A empresa faz melhorias constantes no produto de modo que o algoritmo seja capaz de determinar o comportamento do motorista durante as aulas. Se ele está com as mãos no volante, com o cinto de segurança afivelado, com o olhar direcionado para a rua. Tudo por meio da análise da imagem, validando ou não a aula praticada nos centros de formação.

“Mantemos uma estrutura com mais de dez pessoas, entre professores, alunos bolsistas e técnicos da universidade. Nossa área de pesquisa é o coração da empresa. A partir da demanda, a gente vai para a pesquisa e desenvolve o algoritmo”, diz o diretor comercial da Vsoft, Daniel Targino.

A proposta da Vsoft é contribuir, através do emprego de tecnologia de ponta, para a capacitação de condutores e para o desenvolvimento de um trânsito mais seguro e que preserve a vida.

PB Agora

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026