A Paraíba o tempo todo  |

Surdos protestam nas ruas da capital

Os surdos saíram da Praça da Independência, passaram pela Lagoa, Assembléia Legislativa, Palácio do Governo e finalizaram o protesto na Câmara Municipal. Durante o percurso eles fizeram paradas para expor suas necessidades a população. De acordo com o IBGE na Paraíba existem mais de 150 mil pessoas incapazes ou com alguma grande dificuldade permanente de ouvir, só em João Pessoa são mais de 20 mil.

 

Os surdos solicitaram a disponibilização de interpretes em hospitais, delegacias, eventos e propagandas estatais, eles agradeceram ao governo e a prefeitura pelos interpretes em escolas publicas.

 

O evento ganhou a adesão do deputado Nivaldo Manoel (PPS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e da vereadora Eliza Virginia (PPS), os parlamentares retificaram o compromisso em defender os interesses da comunidade surda na Paraíba. Nivaldo é autor da resolução que determina a tradução simultânea em LIBRAS na programação da TV Assembléia.

 

Tanto a Assembléia Legislativa quanto a Câmara Municipal de João Pessoa possuem em seus regimentos internos, lei que regulamenta o funcionamento das casas legislativas, determinação da presença de interpretes durante as sessões e na programação de suas Tvs, mas, nem um dos parlamentos efetivaram a determinação de seus regimentos e no protesto de hoje foram alvo das críticas dos surdos.

 

Na assembléia o presidente Artuh Cunha Lima, disse durante sessão do Dia de Luta da Pessoa com deficiência, estar adotando medidas para sanar o problema, através de treinamento com servidores da Casa.

 

Na Câmara os surdos, após promover um apitaço no final do protesto desta manhã, poderam entender pela tradução de uma interprete a promessa do presidente Durval Ferreira que a partir de Janeiro a Câmara terá a presença permanente de interpretes com a contratação de dois profissionais capacitados.

 

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe