Categorias: Paraíba

Seminário debate assédio moral nesta quinta

Como meio de combater e conscientizar os trabalhadores da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) sobre a prática danosa do assédio moral no âmbito da administração da Capital, o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate a Corrupção promove nesta quinta-feira (23), às 14h, o Seminário ‘Assédio moral no serviço público: um debate urgente’, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. O evento conta com o apoio da Secretaria da Transparência Pública (Setransp) e terá como debatedores do tema, o procurador geral do município, Sandro Targino, a procuradora do Trabalho na Paraíba, Edlene Lins e o jornalista Dalmo Oliveira.

O trabalhador do município já conta com uma ferramenta de defesa para denunciar e exigir punição, caso venha a sofrer assédio moral no local de trabalho. É a Lei 11.661, de autoria do vereador Geraldo Amorim (PDT), sancionada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) em janeiro deste ano.

Pela Lei municipal, caracteriza-se como prática de violência moral no trabalho: marcar tarefas com prazos impossíveis e/ou fora de sua atuação especializada; passar alguém de uma área de responsabilidade técnica para funções triviais; tomar crédito de idéias e projetos de outros; ignorar ou excluir um funcionário, só se dirigindo a ele através de terceiros; sonegar informações necessárias ao seu desempenho funcional, de forma insistente e divulgar rumores maliciosos. “Os agressores são homens e mulheres, mediadores de políticas de gestão e detentores de certa autoridade, que usam e abusam desta prática para amedrontar e intimidar os trabalhadores”, afirma a psicóloga Margarida Barreto.

A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com diversos países desenvolvidos. A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionados com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos.

 

Secom/JP

Últimas notícias

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026