Categorias: Paraíba

Sedurb: crachás aos comerciantes

PUBLICIDADE

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), conclui, nesta quinta-feira (22), os preparativos para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece neste sábado (24), com a entrega dos crachás aos comerciantes. Ao todo, 50 ambulantes serão instalados na área do entorno do Santuário da Penha, local final da caminhada e onde será realizada uma missa campal, na manhã de domingo (23).

 

A Sedurb realizou uma parceria com a Associação Comunitária da Praia da Penha para cadastrar os comerciantes. Nesta quinta, já foram entregues os crachás e as autorizações para funcionamento de 47 deles. Além disso, os agentes de controle urbano estão fiscalizando as instalações das barracas. “Está tudo pronto para que eles possam trabalhar com segurança e dignidade”, garantiu o coordenador do Núcleo de Cadastramento da Sedurb, Aldeci Santos.

 

Orientações – Durante a montagem das estruturas das barracas, os agentes de controle urbano estão orientando os comerciantes sobre as normas que devem ser seguidas durante o evento, como proibição do uso de recipientes de vidros, churrasqueiras e outros artefatos inflamáveis que possam provocar acidentes.

 

Nos pontos fixos da romaria, a exemplos da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e do Santuário de Nossa Senhora da Penha, 40 agentes de controle urbano farão a segurança do local. Durante o trajeto, a fiscalização será executada por 15 agentes, com apoio de homens da cavalaria da Polícia Militar.

 

Podas – Para garantir a passagem dos trios elétricos e a segurança dos mais de 300 mil fiéis aguardados para a Romaria, foram podadas 230 árvores localizadas na Avenida João Machado, na Avenida Pedro II, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários, e na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira.

 

Na área do entorno do Santuário da Penha, além da poda das árvores, a equipe da Sedurb auxiliou o Corpo de Bombeiros na limpeza e organização do local onde as ambulâncias e carros de resgate estarão posicionados.

 

História da Romaria – O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saiu do Norte em direção à Europa. No litoral paraibano, ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú – hoje Praia da Penha.

 

Como prometido, a construção da terceira capela no Brasil para Nossa Senhora da Penha foi feita. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. A Romaria da Penha é realizada sempre no último domingo de novembro.

 

 

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero evita comentar possibilidade de Pedro Cunha Lima ocupar vaga de vice-governador nas eleições 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), voltou a evitar falar diretamente sobre a…

11 de dezembro de 2025

Armas supostamente utilizadas em assassinato de mulher em Cabedelo são apreendidas

Em uma operação realizada no começo da manhã desta quinta-feira (11), no bairro do Renascer,…

11 de dezembro de 2025

PM frustra ataque a tiros e prende integrante de facção na Capital

A Polícia Militar frustrou um ataque a tiros que um integrante de uma facção criminosa…

11 de dezembro de 2025

Mulher é morta a facadas dentro de casa em Fagundes; ex-companheiro é principal suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de faca dentro de casa na manhã desta quinta-feira…

11 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB faz convocação para atos contra redução de penas do 8 de Janeiro: “Parlamentar é pra defender o povo”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…

11 de dezembro de 2025

Polícia cumpre 22 mandados de busca e apreensão contra grupos envolvidos em tráfico na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…

11 de dezembro de 2025