A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Sedurb: crachás aos comerciantes

 A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), conclui, nesta quinta-feira (22), os preparativos para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece neste sábado (24), com a entrega dos crachás aos comerciantes. Ao todo, 50 ambulantes serão instalados na área do entorno do Santuário da Penha, local final da caminhada e onde será realizada uma missa campal, na manhã de domingo (23).

 

A Sedurb realizou uma parceria com a Associação Comunitária da Praia da Penha para cadastrar os comerciantes. Nesta quinta, já foram entregues os crachás e as autorizações para funcionamento de 47 deles. Além disso, os agentes de controle urbano estão fiscalizando as instalações das barracas. “Está tudo pronto para que eles possam trabalhar com segurança e dignidade”, garantiu o coordenador do Núcleo de Cadastramento da Sedurb, Aldeci Santos.

 

Orientações – Durante a montagem das estruturas das barracas, os agentes de controle urbano estão orientando os comerciantes sobre as normas que devem ser seguidas durante o evento, como proibição do uso de recipientes de vidros, churrasqueiras e outros artefatos inflamáveis que possam provocar acidentes.

 

Nos pontos fixos da romaria, a exemplos da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e do Santuário de Nossa Senhora da Penha, 40 agentes de controle urbano farão a segurança do local. Durante o trajeto, a fiscalização será executada por 15 agentes, com apoio de homens da cavalaria da Polícia Militar.

 

Podas – Para garantir a passagem dos trios elétricos e a segurança dos mais de 300 mil fiéis aguardados para a Romaria, foram podadas 230 árvores localizadas na Avenida João Machado, na Avenida Pedro II, na Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários, e na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira.

 

Na área do entorno do Santuário da Penha, além da poda das árvores, a equipe da Sedurb auxiliou o Corpo de Bombeiros na limpeza e organização do local onde as ambulâncias e carros de resgate estarão posicionados.

 

História da Romaria – O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saiu do Norte em direção à Europa. No litoral paraibano, ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú – hoje Praia da Penha.

 

Como prometido, a construção da terceira capela no Brasil para Nossa Senhora da Penha foi feita. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. A Romaria da Penha é realizada sempre no último domingo de novembro.

 

 

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe