Categorias: Paraíba

Secretária acelera retomada de obras de hospital

A reconstrução da rede pública hospitalar estadual vai contemplar a população do Cariri paraibano com um importante suporte na prestação dos atendimentos nas áreas de urgência e emergência. O Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro, considerado o maior da região, conforme anunciou a secretária executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, em visita a unidade nesta terça-feira,17, terá suas obras retomadas pelo Governo do Estado e um investimento superior a R$ 5 milhões será realizado para dotá-lo de infra-estrutura necessária para o atendimento à população.

O Hospital Regional Santa Filomena integra o rol das 30 unidades deixadas abandonadas pela gestão anterior e que serão retomadas e concluídas, conforme determinação do governador José Maranhão. “O hospital de Monteiro é uma das prioridades levantadas pela Caravana da Reconstrução e que será dado o devido tratamento pelo governador”, adiantou Lourdinha Aragão ao confirmar que o hospital ganhará uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hemodiálise e novo bloco de internação.

A secretária executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, explicou que a visita objetiva levantar a real situação do hospital a fim de oferecer subsídios a Suplan (Superintendência de Planejamento de Obras), responsável por uma agenda de trabalho voltada a dar celeridade às obras. “A saúde será priorizada no governo José Maranhão, pois a população precisa e merece receber assistência de qualidade numa área considerada carente de atenção dos gestores públicos”, destacou.

No mês passado, a unidade em Monteiro prestou quase 4 mil atendimentos à população de 17 municípios, chegando a atender pessoas de outros Estados, a exemplo do vizinho Pernambuco. No local são feitos em média 150 atendimentos diários nas áreas de urgência e emergência ambulatorial e hospitalar, entre outras.

No Hospital Regional Santa Filomena trabalham quase 130 profissionais que contam com uma infra-estrutura de quase 40 leitos para cirurgia geral, clínica geral, obstetrícia, pediatria cirúrgica e clínica, entre outros. A unidade conta com equipamentos modernos como eletrocardiograma, raio-X, ventiladores mecânicos, desfibriladores, berço aquecido, equipamentos de fototerapia e incubadoras.
A atual secretária Executiva de Saúde, Lourdinha Aragão, que ocupou a direção do Santa Filomena por 2 anos, na primeira gestão do governador José Maranhão, disse conhecer de perto a unidade. Ela lamentou o descaso com que o equipamento foi tratado pela gestão anterior, pois ainda na sua gestão disse que deixou encaminhado um projeto de ampliação que previa a construção de uma UTI adulto e infantil, construção de uma unidade de hemodiálise, além de transformar a maternidade em referência no atendimento de alto risco. “Mas, como próprio assegurou o governador José Maranhão, saúde voltará a ser prioridade”, disse.

Além de ir ao hospital de Monteiro, Lourdinha Aragão aproveitou a agenda de trabalho para visitar a 5ª gerência regional de Saúde.
 

 

 

Assessoria

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026