A Paraíba o tempo todo  |

Saúde divulga boletim do sarampo e reforça campanha de vacinação neste sábado

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (19) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que mais de mil postos estarão abertos para atender exclusivamente crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não estão imunizadas. A finalidade da ação é de interromper a circulação viral e controlar a doença na Paraíba.

A campanha teve início no dia 7 de outubro e vai até o dia 25 com a meta mínima correspondente a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. De acordo com o boletim emitido, nesta sexta-feira (18), para atualizar a situação a respeito dos novos casos de Sarampo. Até a 41º semana epidemiológica, a Paraíba conta com um total de 252 notificações, das quais 16 foram confirmadas (07 em João Pessoa, 01 em Barra de São Miguel, 03 em Bayeux, 01 Cabedelo, 01 Imaculada, 02 em Santa Rita e 01 em Santa Cecília), 94 já descartadas e 142 seguem em investigação.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, é importante o cuidado dos pais que ainda não vacinaram suas crianças a levarem elas no sábado para a atualização da caderneta de vacinação. “As crianças são o público-alvo neste mês de outubro. Pais e mães têm que sair com a certeza de que seus filhos estão imunes, vacinados. É bom lembrar que no sábado todas as unidades de saúde da Paraíba estarão abertas o dia todo, das 8h às 17h. Os pais que trabalham durante a semana e não conseguem levar seus filhos no posto, podem aproveitar esse Dia D para atualizar a caderneta”, reforça.

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridas e imunodeprimidos, que pode levar a morte. Para o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, os Gestores Municipais precisam estar vigilantes e intensificar as estratégias de vacinação. “Os Gestores Municipais precisam intensificar a busca ativa na população para imunizar pessoas não vacinadas com a Tríplice Viral, principalmente aqueles municípios que não alcançaram a meta de 95%. de cobertura”, ressalta.

Este ano, visando ampliar a participação do Estado e apoiar os municípios de maneira regional, a SES inovou na parceria e realizará o Dia D em 12 Regiões de Saúde. Os municípios parceiros são: Marcação, Bananeiras, Campina Grande, Nova Floresta, São José dos Cordeiros, Patos, São José de Caiana, Belém de Brejodo Cruz, Carrapateira, Sousa, Imaculada e Gurinhém.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe