Categorias: Paraíba

Sandra Marrocos detona a “cura gay”

Sandra Marrocos (PSB) critica o que julga como ‘retrocesso das medidas’ e solicita aprovação, na CMJP, de Voto de Repúdio ao juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) lamentou a proposta do Governo Federal para retirar profissionais assistentes sociais da estrutura do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Ela também reprovou a decisão do juiz federal da 14ª Vara do Distrito Federal, Waldemar Cláudio de Carvalho, que concedeu liminar para que psicólogos ofereçam terapia de reversão sexual, a fim de que possam tratar a homossexualidade de pacientes, promovendo a ‘cura gay’.

A este respeito, a parlamentar solicitou de seus pares a aprovação de um Voto de Repúdio à ação do jurista. O pedido foi lido em plenário e será apreciado nesta quarta-feira (20). A decisão do juiz atendeu a um pedido da psicóloga Rozangela Alves Justino, em processo aberto contra o colegiado do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que aplicou uma censura à profissional por oferecer a terapia aos seus pacientes. A parlamentar foi a última a utilizar a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (19). Na oportunidade, Sandra Marrocos citou que tratar para ‘curar’ a homossexualidade é algo proibido pelo CFP desde 1999.

“Após 30 anos que o CFP disse que ser homoafetivo não é sinônimo de doença, observamos uma barbaridade. Amar não é doença, mas o preconceito sim. Quem é, no seu ciclo de convivência, ou familiar, que não tem alguém homoafetivo? Imagine isso na cabeça de quem não tem maturidade para entender o que é orientação sexual, ou questões de gênero, como crianças? Os doentes são os preconceituosos que conservam o ódio por esses posicionamentos”, alegou Sandra Marrocos.

CMJP apreciará Voto de Repúdio

Segundo a vereadora, psicólogos, em sua maioria, não querem tratar o que não é doença. “O amor é pra ser todos os dias cultivado e compartilhado, assim conservaremos uma cultura de paz, de respeito ao diferente. Aguentamos diariamente a misoginia, conflitos por quem quer desqualificar nossa espiritualidade, entre outras questões que advém das atitudes de gente hipócrita. Reafirmo, em termos de garantia de direito, só deveríamos dar passos à frente, para um mundo mais justo e bonito. Vamos dialogar com o futuro. Não permitirei nenhum retrocesso”, frisou a parlamentar, solicitando a aprovação, pela Câmara, de um Voto de Repúdio ao juiz Waldemar de Carvalho.

Assistentes sociais seriam substituídos

Com relação à proposta de minuta de Regimento Interno do INSS, o documento – que revoga a Portaria MPS 296 –, promove uma tentativa de extinção do serviço social da estrutura da entidade, ao substituí-lo por atividade de ‘avaliação social’, em vários artigos e incisos. Além disso, a propositura ainda abre espaço para a privatização do Serviço de Reabilitação Profissional e a terceirização de ambos os serviços, a partir dos ‘executores indiretos’.

“Se não tivermos cuidado, daqui a pouco perderemos muitas conquistas, dentre elas, os direitos trabalhistas. Como se pode extinguir a presença de um profissional que dialoga em instituições com quem mais precisa, como as pessoas em situação de pobreza, por exemplo? Para conseguir um benefício, sendo deficiente, o cidadão já passa por vários entraves burocráticos. Imagine não tendo a figura e o trabalho de um assistente social?”, indagou Sandra Marrocos.



Redação

Últimas notícias

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 está disponível; saiba como consulta

Notas divulgadas. Listas prontas. E as portas da universidade abertas. O resultado da chamada regular…

29 de janeiro de 2026

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco Central (BC) não mexeu nos…

29 de janeiro de 2026

Polícia Militar prende casal suspeito de assaltos no bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo

Policiais do 21º Batalhão prenderam, ontem (28), um casal que estaria praticando assaltos no bairro…

29 de janeiro de 2026

Botafogo vence, Treze perde e Campinense empata pelo Paraibano

Um rodada de muitos gols, um deles, nos acréscimos. E com novo líder do campeonato.…

29 de janeiro de 2026

Vai faltar água hoje nas cidades de JP, Bayeux e Santa Rita; confira os locais

Por meio de comunicado a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) afirmou que…

29 de janeiro de 2026

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026