A Paraíba o tempo todo  |

Salvem o acervo de Machado

Se vivo fosse, Machado Bittencourt completaria, agora em 2012, 70 anos. Infelizmente partiu antes, em 1999, deixando um legado pra Paraíba: um vasto arquivo com centenas de filmes, livros e milhares de fotografias registrando a história da Paraíba por três décadas.

Mas desde sua passagem, pouco se fez pela conservação do acervo e principalmente divulgação de sua importante obra pros mais jovens.

Desde 2006, o acervo está no Espaço Cultural. Machado Bittencourt deixou um material com 591 rolos de filmes cinematográficos, documentários e reportagens gravadas em 8, 16 e 35 mm. No total são 345 títulos, que vão do Caso de Carlota, Campina Grande da Prensa de Algodão a Prensa de Gutemberg, Parahyba a Maria Coragem.

Sua coleção de livros, constituída de 1.117 títulos distribuídos nas áreas de História, Literatura, Cinema, Fotografia, Geografia, Religião, Economia, Política, Biografias e Poesia.

No acervo também são encontrados, 161 fitas de vídeo contendo entrevistas, vídeo-jornal, vídeo-clip e vídeo-documentário. A coleção de som contém 168 unidades em suporte de fita e cartucho. Estão contidos nela musicais dos filmes, documentários, reportagens também feitas pelo jornalista. Além, claro de mais 100 mil fotografias. Tudo, praticamente, da história paraibana.

Pois bem, todo este vasto material, que se detalhado aqui tomaria um espaço enorme, continua abandonado no Espaço Cultural. Sem projetos e planejamento, o acervo corre risco de deterioração e o principal, esquecimento.

Salvem o acervo de Machado. Salvem um pedaço e rico histórico da Paraíba.

E vai ai, uma sugestão. Já que tudo se politiza aqui na Paraíba, que tal uma briga entre Ricardo Coutinho e os Rego pra ver quem salva parte, ou 30 anos, de memória paraibana. Quem vai comprar esta causa?


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe