A Paraíba o tempo todo  |

Sai concorrência do vestibular da UEPB

 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou ontem a concorrência do Vestibular 2014 da instituição. Na cota universal, o curso mais concorrido foi Odontologia – Campina Grande com 53,5 candidatos por vaga. Em seguida, está Direito – Campina Grande (Matutino) com 44,55 concorrentes por vaga e Psicologia com uma disputa de 30,69 candidatos por vaga.

 

Já na cota de inclusão, Psicologia liderou a concorrência, com 43,69 candidatos por vaga, seguido de Fisioterapia (42,45)e Educação Física (41,60).

Para o processo seletivo se inscreveram 28.546 candidatos que vão disputar as 2.884 vagas disponíveis para a graduação. Ao todo vão participar 12.108 estudantes através da cota universal e 16.438 da cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na universidade são ofertadas através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)- Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

A notícia da concorrência estava sendo aguardada com ansiedade por alguns candidatos. Graziely Lima, 21 anos, vai prestar vestibular para Odontologia, o curso mais concorrido. Será seu terceiro processo seletivo e ela não escondeu a expectativa. “Sonho com a Odontologia desde o final do ensino médio. A concorrência não me assustou tanto, principalmente porque no ano passado foi bem maior. Com isso, fiquei mais aliviada ao saber que diminuiu um pouco, mas ainda fico apreensiva. Mas venho me preparando todos os dias com pelo menos 2 horas de estudos diários”.

 

Já Ebenezer Trindade, 29 anos, destacou que já esperava uma concorrência acirrada para o curso de Direito, para o qual vai concorrer. “Essa é a primeira vez que faço vestibular para Direito, mas pelo histórico de vestibulares anteriores e as concorrências altas do curso eu sabia que este ano não seria diferente. Tenho me preparado para realizar a prova e, na verdade, nunca penso na concorrência como obstáculo. Não deixo isso me atrapalhar. Se não der certo este ano, ano que vem dará, mas estou confiante”, ressaltou.

 

As provas do Vestibular serão aplicadas em 1° e 2 de dezembro, nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Sousa.

 

Apesar de não haver campus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do Vestibular 2014 para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja. De acordo com a Comissão Permanente de Concursos (CPCon), em Campina são 26 setores de aplicação de provas, sete em Guarabira, dois em Catolé do Rocha, seis em João Pessoa, dois em Monteiro, sete em Patos, dois em Araruna e dois em Sousa.

 

De acordo com a presidente da CPCon, Ana Alice, a expectativa é de mais um processo seletivo sendo realizado com sucesso. Segundo ela, as normas continuam as mesmas e é preciso que os candidatos fiquem atentos à questão do uso de aparelho eletrônico de quaisquer tipos.

 

“É terminantemente proibido o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico. Quem tentar entrar no local de prova com algum destes equipamentos será eliminado do processo. Serão utilizados detectores de metal na entrada e cada vez que o candidato tiver que ir ao banheiro”, disse.

A presidente da CPCon também confirmou que os cartões de inscrição dos candidatos já estão disponíveis no site da comissão organizadora www.comvest.uepb.edu.br com a indicação dos respectivos locais de provas. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza.

 

Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.

 

 

Nova lista de aprovados na UFCG

 

A lista com os nomes dos 1.586 candidatos aprovados no Vestibular 2013.2 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi divulgada na tarde de ontem pela Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da instituição. Os aprovados vão ocupar as vagas disponibilizadas nos 35 cursos com entrada no segundo período, nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa.

Das 10 melhores pontuações, sete foram do curso de Medicina – Campus Campina Grande. Mas o primeiro lugar ficou com o estudante Abdias Aires de Queiroz, que fez 815,66 pontos no vestibular para o Curso de Engenharia Elétrica. Os convocados na listagem devem realizar o cadastramento amanhã e sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, nas coordenadorias dos cursos (no Campus de Campina Grande) ou nas unidades acadêmicas (nos demais campi). A lista está disponível no endereço www.ufcg.edu.br.

O presidente da Comprov, professor Marcos Gama, ressaltou que os candidatos cotistas devem observar também se seus nomes constam na lista de classificados nas vagas livres. Segundo ele, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, nos primeiros quatro anos de sua implementação, os estudantes cotistas devem disputar vagas tanto pelo critério de cotas quanto pelo de ampla concorrência (vagas livres). O não comparecimento ou a não apresentação da documentação exigida por parte dos candidatos aprovados, dentro do prazo estabelecido, implica na perda da vaga.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe