A Paraíba o tempo todo  |

Projeto da Prefeitura da Capital estimula crianças a desenvolver consciência ecológica

Projeto da PMJP estimula crianças a desenvolver consciência ecológica

Plantar, colher e saborear os alimentos. Este é o processo desenvolvido pelas crianças no Centro de Referência Educacional Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, situado no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII. A atividade pedagógica faz parte do projeto ‘De Mãos Dadas Com a Natureza’, criado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O objetivo é ensinar os alunos a conhecer e valorizar os alimentos, possibilitando o contato direto com a natureza e desenvolvendo a consciência ecológica, além de mostrar na prática que verduras e legumes são nutritivos e fazem bem à saúde. “Nós falamos que se eles quiserem crescer saudáveis e fortes precisam se alimentar bem. Daí entra a imaginação de cada criança, dizendo que para ser um médico ou um bombeiro precisa então comer muita hortaliça”, observou a professora Karina Alcântara.

Os alunos cultivam e colhem feijão, milho, cana de açúcar, couve, alface, coentro, tomate, milho e frutas. Todos os alimentos cuidados por eles são consumidos no próprio Crei.

Os pais também foram envolvidos no projeto como voluntários, auxiliando na manutenção das hortas e no plantio. A dona de casa Conceição Pereira da Silva participa da atividade desde o início do ano. “Fiquei maravilhada com minha filha, quando ela foi almoçar em casa no final de semana e pediu para eu fazer salada. A partir daí, comecei a dar minha contribuição”, disse a mãe de Ana Cecília, de cinco anos, que na semana passada participou com sua turma da colheita de alface.

“Hoje é um dia especial. Pela primeira vez, eu e meus amiguinhos vamos poder levar um pé de alface pra casa”, comemorou a estudante Ana Cecília. Manoela Katialy, também de cinco anos, vai além e exibe o pé de alface personalizado. “A minha tia me ajudou a colher e colocou essa embalagem com os nomes. No meio de tantos, eu achei o meu”, brincou.

Para a coordenadora da unidade educacional, Eliane Oliveira, a ideia é que as crianças levem também o projeto para dentro de casa, aproveitando cada espaço disponível para o cultivo de hortaliças, melhorando a qualidade de vida e também o orçamento familiar.

Alimentação colorida – O Crei ainda desenvolve outro projeto na área de alimentação, que tem o objetivo de desenvolver nas crianças o hábito da alimentação saudável e a implantação do self-service na hora do lanche e do almoço, momento em que eles comem de garfo e faca e em prato de vidro. Essa iniciativa faz com que as crianças escolham o que desejam comer e aprendam como se comportar na hora das refeições.

 

 

Ascom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe