Os manguezais são ecossistemas característicos das regiões Tropicais e Subtropicais, resultado da mistura entre as águas dos rios e do mar. Ricos em animais e vegetações, esses ambientes têm sido historicamente poluídos por esgoto e lixo gerado pelo descontrole urbano. Na Região Metropolitana de João Pessoa não é diferente e várias áreas já chamam atenção de especialistas pelo nível de degradação.
Professor do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pesquisador Gilson Moura destaca que a poluição afeta não somente o meio ambiente, mas também toda comunidade que dele depende. “São efeitos socioeconômicos violentos. Muitas comunidades vivem da pesca, tanto nos rios como nos mangues. Quando esses ecossistemas são deteriorados, você coloca essas pessoas em situação de pobreza e marginalidade”.
Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), aproximadamente 25% dos manguezais brasileiros já foram destruídos, tendo a aquicultura e a especulação imobiliária como suas principais causas. A diretoria de estudos e pesquisas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) não soube precisar quais mangues em João Pessoa estão na mesma situação.
Redação
A presidente estadual do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, saiu em defesa…
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), José Lopes, criticou, nesta quinta-feira…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou nesta quinta-feira (19), que os bastidores da Assembleia…
O abacaxi é cultivado em todas as Unidades da Federação, com exceção do Piauí. Segundo…
Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País,…
Até 30 de agosto deste ano, os eventos noturnos no Esporte Clube Cabo Branco, no…