Por pbagora.com.br

Os manguezais são ecossistemas característicos das regiões Tropicais e Subtropicais, resultado da mistura entre as águas dos rios e do mar. Ricos em animais e vegetações, esses ambientes têm sido historicamente poluídos por esgoto e lixo gerado pelo descontrole urbano. Na Região Metropolitana de João Pessoa não é diferente e várias áreas já chamam atenção de especialistas pelo nível de degradação.

 

Professor do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pesquisador Gilson Moura destaca que a poluição afeta não somente o meio ambiente, mas também toda comunidade que dele depende. “São efeitos socioeconômicos violentos. Muitas comunidades vivem da pesca, tanto nos rios como nos mangues. Quando esses ecossistemas são deteriorados, você coloca essas pessoas em situação de pobreza e marginalidade”.

 

Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), aproximadamente 25% dos manguezais brasileiros já foram destruídos, tendo a aquicultura e a especulação imobiliária como suas principais causas. A diretoria de estudos e pesquisas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) não soube precisar quais mangues em João Pessoa estão na mesma situação.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Moacir Júnior entrega o cargo novamente e não é mais técnico do Treze

Um adeus ensaiado há algumas semanas agora vai acontecer de fato. Moacir Júnior não é mais treinador do Treze Futebol Clube. Com três pontos e sem nenhuma vitória após seis…

PM detalha resultado da operação contra bando em Coremas

Após buscas que duraram mais de 80 horas, a Polícia Militar da Paraíba localizou, na tarde deste sábado (19), seis suspeitos de integrar a quadrilha que explodiu o Banco do…