A Paraíba o tempo todo  |

Professor da UFPB destaca que poluição nos mangues paraibanos afeta todas as comunidades que sobrevivem desses ecossistemas

Os manguezais são ecossistemas característicos das regiões Tropicais e Subtropicais, resultado da mistura entre as águas dos rios e do mar. Ricos em animais e vegetações, esses ambientes têm sido historicamente poluídos por esgoto e lixo gerado pelo descontrole urbano. Na Região Metropolitana de João Pessoa não é diferente e várias áreas já chamam atenção de especialistas pelo nível de degradação.

 

Professor do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o pesquisador Gilson Moura destaca que a poluição afeta não somente o meio ambiente, mas também toda comunidade que dele depende. “São efeitos socioeconômicos violentos. Muitas comunidades vivem da pesca, tanto nos rios como nos mangues. Quando esses ecossistemas são deteriorados, você coloca essas pessoas em situação de pobreza e marginalidade”.

 

Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), aproximadamente 25% dos manguezais brasileiros já foram destruídos, tendo a aquicultura e a especulação imobiliária como suas principais causas. A diretoria de estudos e pesquisas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) não soube precisar quais mangues em João Pessoa estão na mesma situação.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe