A Paraíba o tempo todo  |

Procuradores pedem exoneração

Procuradores do Estado pedirem exoneração da PGE

Deraldino Filho é mais um procurador do Estado aprovado no último concurso da carreira a deixar a Paraíba para ocupar outras funções.

Em todo ciclo profissional é normal que os membros de determinado órgão ou empresa busquem melhores salários e condições de trabalho. E na Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) essa realidade não tem sido diferente. É grande o número de procuradores de Estado aprovados nos dois últimos concursos da categoria (2005 e 2008), que pediram exoneração do cargo para ocupar funções melhores remuneradas e com boa estrutura.

A última baixa nos quadros da PGE foi o combativo procurador Deraldino Araújo Filho, que deixou a Procuradoria para assumir função na Defensoria Pública da União (DPU), com lotação na Capital de Rondônia, Porto Velho. Ele tomou posse na DPU na última quinta-feira (15).

“E a vida foi me ensinando que é preciso ter coragem! Coragem para lutar contra tudo aquilo que me incomoda e entendo como errado; coragem para correr atrás do que almejo e, também, coragem para recomeçar! E foi com este espírito que, na última quinta-feira, após ter pedido ‘final de fila’ em 2013, fui empossado na Defensoria Pública da União”, disse Deraldino Filho.

O novo membro da DPU também fez questão de agradecer aos membros da PGE-PB em sua posse. “Aos meus colegas e amigos da Procuradoria do Estado da Paraíba, que talvez possam não ter compreendido, num primeiro momento, a minha decisão, agradeço imensamente pela enorme atenção e amizade a mim dispensadas. Saibam que continuarei torcendo pelo fortalecimento da instituição e pelo sucesso de todos”, concluiu.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB), Sanny Japiassú, parabenizou o associado Deraldino Filho pela nova etapa em sua vida profissional. “É um orgulho enorme vermos um jovem procurador do Estado de carreira, combativo, batalhador e muito inteligente alçar esse novo desafio, ocupando um importante quadro na Defensoria Pública da União. A Diretoria da Aspas lhe deseja sucesso”, comentou.

Importantes valores deixam a Paraíba

Apesar de parabenizar o procurador Deraldino Filho, a presidente Sanny Japiassú também lamentou que importantes valores estejam, cada vez mais, deixando os quadros da PGE-PB. De acordo com ela, apenas três dos 15 procuradores do Estado aprovados e nomeados, por meio do concurso público realizado em 2005, continuam trabalhando na Procuradoria. Já com relação ao certame realizado em 2008, que ofereceu 30 vagas, o último nomeado foi o candidato que ocupou a 97ª posição na ordem geral de classificação. Deraldino foi o quinto procurador do Estado a pedir exoneração nos últimos meses.

“Vários procuradores do Estado foram aprovados em novos concursos e assumiram cargos em outras instituições. Isso é fruto da desvalorização salarial da nossa categoria, do desrespeito às prerrogativas dos procuradores do Estado da Paraíba e da total falta de estrutura disponibilizada pela PGE para que os seus membros possam executar o trabalho, diga-se de passagem, essencial para a administração pública”, explicou Sanny Japiassú.

Sobre Deraldino Filho

Deraldino Araújo Filho foi nomeado procurador do Estado da Paraíba em novembro de 2011 e tomou posse em dezembro do mesmo ano. Antes, porém, ele ocupou cargo na Defensoria Pública do Ceará e agora assume uma das vagas da Defensoria Pública da União.


Assessoria de Imprensa da Aspas-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe