Categorias: Paraíba

Procon Legislativo inicia atendimento à população na terça-feira

PUBLICIDADE

O Procon da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai iniciar o atendimento à população a partir desta terça-feira (18) e terá a finalidade de resolver as questões diretamente com o consumidor e os fornecedores dos serviços ou produtos. Durante o período da manhã, de 8h às 12h, a unidade estará aberta para atender as reclamações. Já o horário da tarde será destinado às audiências de conciliação.

O funcionamento vai acontecer das terças-feiras às quintas-feiras e as atribuições vão abranger todo o Estado da Paraíba. De acordo com a coordenadora do Procon, Ingrid Bezerra, a pretensão é oferecer atendimento e orientação permanente aos consumidores sobre os seus direitos e garantias, além de conscientizar e motivar por intermédio dos diferentes meios de comunicação.

“A criação do Procon ocorreu a partir da preocupação da ALPB com o cidadão e os direitos do consumidor. Foi criado também para atuar de forma conciliatória. Quem tiver seus diretos lesados poderá se encaminhar até a nossa sede para abrir uma reclamação. Posteriormente marcaremos uma audiência para tentar o entendimento. Caso não ocorra a conciliação, vamos orientar o consumidor sobre outros meios que podem ser encontrados”, explicou Ingrid Bezerra.

O Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor também pretende efetuar e disponibilizar pesquisa de preços de produtos e serviços, incentivar e apoiar a criação e organização de órgãos de defesa, além de orientar as pessoas lesadas a recorrer ao Poder Judiciário nos casos não resolvidos administrativamente.
O trabalho será realizado por um coordenador e dois assessores técnicos e o Procon da Assembleia Legislativa integrará o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), que atua no planejamento, elaboração e execução da Política Nacional das Relações de Consumo, assim como o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC).

A unidade conta com uma estrutura física nova, que foi inaugurada no mês de novembro do ano passado e segundo a coordenadora Ingrid Bezerra, o intuito é atender com agilidade as demandas que forem encaminhadas para o órgão. ” Estamos buscando principalmente repassar o direito humano à informação. Vamos cumprir nossa missão atendendo de forma adequada todos os cidadãos paraibanos”, destacou.

O órgão de Defesa e Proteção do Consumidor, com sede na Rua das Trincheiras,169, foi criado através do Projeto de Resolução 55/2012, de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo, com o objetivo de analisar e apurar denúncias apresentadas pela população, assim como fiscalizar as relações de consumo para que sejam aplicadas as penalidades administrativas.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024