Prefeitura, UFPB e UPE fazem nova visita técnica à Barreira do Cabo Branco

PUBLICIDADE

Dando continuidade aos estudos para recuperação da Barreira do Cabo Branco, técnicos da Prefeitura de João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Pernambuco (UPE), realizaram, nessa quinta-feira (16), uma nova visita técnica ao local para detalhar diretrizes para o início das obras de estabilização da falésia que sofre com a erosão ao longo dos anos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, essas visitas fazem parte do convênio entre a Prefeitura e UFPB para estudo da recuperação da falésia do Cabo Branco. “Essas visitas de campo servem para definirmos a questão de instalação de aparelhos de medição na própria barreira. Estamos também reunindo esses estudos para que a gente avance no termo de referência para contratação da recuperação da falésia”, explicou.

Segundo o secretário de Planejamento, José William Montenegro, o objetivo das visitas das secretarias municipais e técnicos da UFPB e outras universidades, é encontrar uma solução definitiva de proteção da falésia do Cabo Branco. “Não é só a questão da água, da engorda de praia, da parte propriamente dita de mar, mas da falésia em si, a franja da falésia, porque se nós protegermos só a parte de baixo, nós vamos ainda deixar, se nenhuma providência for tomada, que o vento e a chuva continuem agindo e a barreira continue a ruir”, afirmou.

O professor Alexandre Gusmão, da Universidade de Pernambuco, destacou a importância da barreira para João Pessoa e o convênio da Prefeitura com a UFPB na busca de soluções viáveis para o problema da erosão. “A barreira e um patrimônio da cidade de João Pessoa, do Nordeste de um modo geral, e esse processo de desestabilização é bastante antigo, ou seja, a barreira, com o passar dos anos, tem sofrido um processo de erosão. Então a Prefeitura e UFPB estão buscando soluções que atendam os critérios ambientais e de uso pela população e que tenha um sistema construtivo que seja viável”, reforçou.

Já o professor Antônio Farias Leal, da UFPB, falou sobre a participação da universidade na recuperação da barreira. “Nós vamos instalar equipamentos que vão monitorar os dados da barreira, como peso e inclinação, então toda a segurança da parte de engenharia será garantida por essa instrumentação. Vamos fazer também a modelagem dos aterros e a escolha dos materiais utilizados”, detalhou.

Participaram da visita técnica a Barreira do Cabo Branco os secretários de Planejamento, José William Montenegro, da Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, e do Meio Ambiente (Semam), Wellison Silveira, além de técnicos da UFPB, da UPE e o vereador Bruno Farias.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Os maiores desafios políticos para 2026

Acredito que os três maiores desafios políticos para o Brasil em 2026 são: 1) retomar…

31 de dezembro de 2025

Réveillon: tradicional queima de fogos de CG acontecerá no mirante do Parque Evaldo Cruz

A tradicional queima de fogos promovida pela Prefeitura de Campina Grande, durante a festa de…

31 de dezembro de 2025

Governo federal divulga feriados nacionais e pontos facultativos de 2026

O Governo Federal publicou nesta terça-feira (30) uma portaria com a lista de feriados nacionais…

31 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de clima seco para 127 cidades da Paraíba; temperaturas podem chegar a 37°C

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta data, um alerta de clima seco para…

31 de dezembro de 2025

Duas prefeituras da Paraíba exoneram todos os cargos comissionados no apagar das luzes de 2025

As prefeituras de Alhandra e Serra Redonda, localizadas no Litoral Sul e no Agreste da…

31 de dezembro de 2025

Efraim Filho diz manter diálogo com grupo Cunha Lima e exalta potencial de Juliana Cunha Lima como opção para vice

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), afirmou nesta terça-feira…

31 de dezembro de 2025