Categorias: Paraíba

Prefeitura de JP lança novo ciclo do ‘Comida na Mesa’ para benefício de 85 mil pessoas

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia nesta sexta-feira (18) mais um plano operacional do programa ‘Comida na Mesa’, que garante o acesso da população em situação de insegurança alimentar e nutricional aos produtos da agricultura familiar. No total, serão comprados e doados cerca de 800 toneladas de alimentos beneficiando 420 agricultores familiares e 85 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem na Capital. Esses produtos são cultivados em João Pessoa (Cinturão Verde), Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo.

“Garantir uma alimentação saudável para quem mais precisa é uma política prioritária de nossa gestão, que tem sido colocada em prática nos restaurantes populares e nas cozinhas comunitárias. Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) podemos ir muito além, levando produtos de qualidade para a mesa das pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Durante o período do programa, cada uma das 17 mil famílias beneficiadas terá direito a receber em média 7 kg de alimentos (hortifrutis) por semana. Macaxeira, inhame, batata doce, feijão verde, milho verde e frutas variadas são alguns dos produtos que vão compor a mesa dessas famílias, variando o cardápio diário da população que mais precisa.

Terão direito às cestas as famílias que integram o Cadastro Único do Programa Bolsa Família, que já estão cadastradas nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Cada um dos serviços possui 11 unidades por toda cidade. “O mais importante é que estamos instituindo uma rede de proteção em João Pessoa, envolvendo as 14 regiões do Orçamento Participativo, que implica na questão da segurança alimentar e também no fortalecimento da agricultura familiar”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Moura.

A secretária destaca ainda que esta ação baseia-se em algo mais além da segurança alimentar, pois também serão oferecidos programas de capacitação. “A segurança alimentar é fundamental, mas é um ponto de partida para incluídos na rede socioassistencial”.

Recursos – Os valores investidos são repassados pelo Governo Federal, e o total é definido levando em consideração a gestão de recursos e os resultados apresentados na última edição do programa. A cidade de João Pessoa obteve, para 2015, uma aprovação de limite financeiro de R$ 2,2 milhões, número 100% superior ao que foi autorizado no ano de 2013. Isso garante a Capital à condição de município que recebeu o maior volume de recursos no conjunto de 74 municípios de 14 estados.

“A elevação anual do total de recursos aprovados reflete o grau de eficiência com que o programa vem sendo operacionalizado na Capital”, declarou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lúcia Silva.

Apoio ao agricultor familiar – João Pessoa encontra-se entre poucos municípios brasileiros a manter a logística de transportar o produto adquirido do agricultor, o que representa uma economia para o produtor que não precisa investir no transporte de sua produção. De 2013 a 2015, o número de beneficiários fornecedores foi quase dobrado, passando de 223 para 420 agricultores inscritos.

“Essa ampliação significa a inclusão social e econômica de famílias que passam a contar com a certeza da comercialização da sua produção, o que inviabiliza a figura do atravessador, já que o agricultor tem a condição de atingir uma cota anual de até R$ 6,5 mil”, declara Joaquim Pinto Filho, coordenador geral do Programa de Agricultura Familiar (PAA) no município.

Após a compra dos produtos, o agricultor emite a nota fiscal na coletoria de sua cidade para em seguida apresentar a mesma a coordenação do PAA, que insere o valor no Sistema do PAA (SISPAA). O próximo passo será o pagamento, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) direto ao agricultor por meio de uma conta específica no Banco do Brasil.

 

 

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025