Categorias: Paraíba

Prefeitura realiza fiscalização nas praias de JP para combater poluição sonora causada por caixas de som

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou, nesta sexta-feira (17), uma vistoria nas praias da Penha, Seixas e Jacarapé, na região Sul da Capital. A ação teve como objetivo orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a poluição sonora, especialmente no uso de caixas de som tanto nos bares e restaurantes, quanto na areia da praia.
 
Durante a fiscalização, os agentes da Divisão de Fiscalização (Difi) conversaram com frequentadores e comerciantes, destacando a importância de respeitar os limites de emissão sonora estabelecidos pela legislação ambiental. A poluição sonora é uma das principais causas de incômodo e prejuízos à qualidade de vida da população, além de impactar negativamente a fauna e a flora locais.
 
“Nosso objetivo não é apenas fiscalizar, mas também conscientizar. Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento sobre os danos que a poluição sonora pode causar ao meio ambiente e à saúde. Por isso, estamos aqui para orientar e garantir que as praias continuem sendo um espaço de lazer para todos, sem prejuízos”, destacou o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo.
 
Além da orientação, os agentes também realizaram medições do nível de som em alguns pontos das praias, usando o decibelímetro. A Semam reforça que a poluição sonora é uma infração prevista na legislação ambiental e que o uso de caixas de som em volumes excessivos pode gerar penalidades, incluindo multas. “Queremos contar com a colaboração de todos para garantir que as praias sejam locais agradáveis e sustentáveis. A harmonia entre lazer e respeito ao meio ambiente é essencial”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.
 
As ações de fiscalização e orientação fazem parte de uma série de iniciativas da Semam para promover a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de João Pessoa. A prefeitura reforça o compromisso de atuar de forma preventiva e educativa, envolvendo a comunidade nas questões ambientais. A vistoria contou com o apoio de técnicos da Guarda Civil Metropolitana da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
 
O que diz a lei – A Lei Federal nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais, considera a poluição sonora um crime ambiental. Em áreas residenciais, o limite de emissão sonora é de 55 decibéis durante o dia e de 50 decibéis à noite.
 
Denúncias – A população pode colaborar com a fiscalização denunciando situações de poluição sonora por meio do telefone (83) 3218-9208, que recebe mensagens por WhatsApp e também pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026