Categorias: Paraíba

Prédios abandonados que foram ocupados por famílias correm risco de desabar em CG

PUBLICIDADE

Mais de 20 prédios abandonados entre públicos e privados ameaçam tombar ou desabar em Campina Grande, conforme aponta relatório da Defesa Civil da cidade. Alguns prédios antigos deixam expostos o perigo de desmoronamento. Eles estão com as estruturas comprometidas e todos precisam passar por reformas urgentes.

É o caso do Cine Capitólio, o Cassino El Dourado, entre outros. Porém, alguns deles abrigam famílias inteiras, que não têm onde morar, e resolveram se transferir para o local com intuito de se proteger da chuva e do sol. É o caso do antigo prédio da Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, no centro da cidade. Eles moram no local sem nenhuma estrutura. A noite, a escuridão é enorme. A falta de água e energia, torna o prédio inadequado para receber moradores.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, este prédio ainda está resistente, mas os perigos são também relacionados à insalubridade, e a questão social.

Alguns desses imóveis estão com as estruturas comprometidas e todos precisam passar por reformas urgentes. A defesa Civil está acompanhando a situação, mas relata que muitos desses imóveis pertencem a particulares, que não tem interesse de promover uma reforma.

Devido a ação do tempo, os prédios abandonados estão se degradando. Entre eles está o prédio em que funcionou o antigo Fórum Afonso Campos, no centro da cidade. Os armazéns da Estação Velha; o prédio em que funcionava o Ministério do Trabalho, na Rua João Lourenço Porto; e o imóvel em que funcionava a Escola Estadual de Enfermagem, no bairro São José, também figuram na lista. 

No ano passado, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou o requerimento de autoria do vereador Olímpio Oliveira, em que ele pede providências urgentes ao poder público para a requalificação e a ocupação dos vários prédios públicos abandonados existentes em Campina Grande.

Ele aponta ainda o prédio em que Funcionava a Faculdade de Comunicação, no bairro São José; e a antiga Central de Polícia, no bairro São José. “Isso não é bom para a saúde dos cofres públicos, pois o dinheiro que é pago, desnecessariamente, de aluguéis poderia ser aplicado em políticas públicas para a saúde, a assistência social e a educação”, argumentou o vereador. Segundo ele, esses imóveis públicos estão abandonados servido de “abrigo para marginais e usuários de drogas”.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Campina Grande (Crea) fez um levantamento e constatou que alguns prédios antigos oferecem risco a população, podendo desabar a qualquer momento. Segundo o inspetor do Crea, engenheiro Geraldo Magela, existem aproximadamente 60 prédios na cidade com risco de desabamentos o que representa perigo constante para quem mora, trabalha ou frequenta o local. Essse número supera dos dados da Defesa Civil.

São construções antigas que estão abandonadas, a maioria particular o que impede que o poder público faça intervenção. Algumas das edificações são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), o que segundo o Crea, dificulta as reformas visto que estes prédios não podem ter a estrutura original modificadas. “Os órgãos já orientaram os proprietários do risco de desabamento. São prédios antigos, sem manutenção e os riscos são vistos a olho nu”, ressaltou Geraldo Magela.

De acordo com o engenheiro, o prédio que mais oferece risco a população está construído na rua João Suassuna. A edificação antiga de mais de 16 andares está com a estrutura comprometida.

 

Severino Lopes

PB Agora


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cinco homens acusados de roubar carro são presos com armas e munição no Litoral Norte paraibano

Na noite desse sábado (06), policiais militares do 17° BPM realizaram uma ação que resultou…

7 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo com alcance internacional

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Aviator segue como principal crash game em agosto de 2025, aponta levantamento

O Aviator continuou ocupando a primeira posição entre os crash games no mês de agosto…

7 de dezembro de 2025

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025