A Paraíba o tempo todo  |

Por decreto, Bruno institui comissão para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância em CG

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, através do Decreto 4.629, de 19 de outubro de 2021, instituiu a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). A equipe será formada por integrantes do governo municipal e da sociedade civil. 

De acordo com o decreto, o plano deve descrever uma série de propostas e ações voltadas à garantia de direitos das crianças com até seis anos de idade. A ideia é que o município desenvolva iniciativas com impactos positivos para o desenvolvimento das crianças, através de um trabalho intersetorial. 

O decreto dá validade de 10 anos ao Plano, que tem como meta priorizar ações relacionadas à saúde, alimentação, nutrição, educação infantil, convivência familiar e comunitária, além de assistência social às crianças e famílias; a cultura; ao lazer; o espaço e meio ambiente. O plano também vai agregar propostas para proteção da criança contra qualquer forma de violência; acidentes; exposição precoce à comunicação mercadológica e indução ao consumismo. 

A comissão terá a representatividade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Órgãos municipais gestores das políticas sociais de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, lazer, meio ambiente, segurança e infraestrutura; planejamento e finanças; Coordenadoria de Comunicação Municipal (Codecom); Fóruns e Movimentos de direitos da criança, do adolescente e juventude; Associações comunitárias, com atuação no atendimento de direitos da criança; além das famílias. 

Como forma de atender às reais necessidades das crianças, a equipe que vai elaborar o documento também vai contar com a participação de crianças de 3 a 6 anos de idade. A ideia é que as expressões de sentimentos, percepções, desejos e ideias, relatadas pelas crianças, sejam levadas em consideração para a definição das ações. 

Após a finalização do plano, o documento deverá passar pela aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, na sequência, será encaminhado pelo prefeito à Câmara Municipal de Vereadores para que se torne projeto de lei no Município.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe