Categorias: Paraíba

Polícia intensifica ações contra importunação sexual durante São João

PUBLICIDADE

A atuação das delegacias, especialmente das Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), contra a importunação sexual será intensificada durante as festividades do São João 2019 na Paraíba. ‘Não é não também no São João’ é o nome da campanha que tem à frente a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav), que conta com ações desenvolvidas pela Polícia Civil no âmbito da prevenção e da repressão aos crimes desse tipo. O objetivo é orientar a sociedade sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual (Lei Federal 13.718/18) e mecanismos de prevenção e denúncia de crimes contra a dignidade feminina.

De acordo com a delegada Maísa Félix, coordenadora das Deam no estado, todas as delegacias em território paraibano irão atuar com foco na campanha. “Os profissionais estão engajados e vamos levar divulgação e material gráfico para todas as unidades, de acordo com uma agenda de visitas, de forma que chegue a todos os municípios. Na próxima quinta-feira (6), teremos uma reunião com as titulares de Delegacias da Mulher, para que esse trabalho seja disseminado”, explicou, reforçando que toda a Polícia Civil está envolvida na campanha.

Ela ainda disse que os policiais paraibanos estão prontos para um atendimento humanizado e técnico. “As Polícias Civil e Militar estão preparadas em razão do grande incentivo em relação à segurança das mulheres. Terminamos uma qualificação para a Patrulha Maria da Penha. Essa campanha é realizada de forma conjunta para a educação e conscientização da sociedade, no sentido de que podemos nos divertir com respeito à dignidade, principalmente das mulheres”, frisou.

Ela ainda acrescentou que atualmente a Polícia Civil conta com 15 estruturas de atendimento às mulheres, sendo 14 delegacias, em João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Picuí, Sousa, Mamanguape, Monteiro, Queimadas e um núcleo em Esperança.

Além dos telefones 190 (emergência da Polícia Militar) e 197 (disque denúncia da Polícia Civil), as queixas de importunação sexual podem ser feitas em qualquer delegacia, especialmente nas Delegacias da Mulher; nas promotorias de Justiça do MPPB em todo o Estado, e nos centros de referência de atendimento às mulheres nos municípios.

Lançamento – O lançamento oficial será nos próximos dias 5, em Campina Grande, e 7, em João Pessoa. Além de peças de divulgação, que devem ser reproduzidas nos principais veículos de comunicação e nas redes sociais dos órgãos envolvidos, também haverá ações presenciais.

Fazem parte da campanha ‘Não é não também no São João’ as Secretarias de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh); Ministério Público da Paraíba (MPPB); o Tribunal de Justiça (TJPB); a Defensoria Pública; a Associação Paraibana do MP; as prefeituras de João Pessoa, de Campina Grande e de Mamanguape; a Câmara Municipal de João Pessoa, a Assembleia Legislativa, Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup)  e Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) e outros parceiros.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Últimas notícias

Cícero Lucena é recebido em carnavais pela Paraíba e se compromete com promoção de festas populares

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), participou…

18 de fevereiro de 2026

Inmet emite alertas de chuvas intensas para 64 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu o sinal de alerta para o Sertão paraibano…

18 de fevereiro de 2026

Ministro paraibano Gustavo Feliciano celebra recorde de foliões e movimentação de R$ 18,6 bilhões no Carnaval 2026

O paraibano Gustavo Feliciano (União Brasil), Ministro do Turismo, comemorou os números históricos alcançados pelo…

18 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro participa do encerramento do Crescer em CG com público recorde no Centro de Convenções

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou do encerramento do Encontro Nacional da Família Católica…

18 de fevereiro de 2026

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 e veta reajustes escalonados até 2029

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente as Leis nº 15.349 (Câmara…

18 de fevereiro de 2026

Homem é socorrido após cair de moto em vala de esgoto, em João Pessoa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conseguiu salvar a vida de um homem…

18 de fevereiro de 2026