Categorias: Paraíba

Polícia atua na prevenção do coronavírus em 32 aldeias indígenas Paraíba

PUBLICIDADE

A Polícia Militar da Paraíba deu início, nessa quinta-feira (2), a um trabalho voltado para alertar a população indígena que vive nas 32 aldeias do Litoral Norte do Estado, com o objetivo de prevenir a proliferação do novo coronavírus entre os índios paraibanos.

De forma integrada com representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Fundação Nacional do Índio (Funai) e secretarias de Saúde dos municípios, os policiais utilizam um carro de som para alertar sobre as medidas que o momento exige, repassando todas orientações das autoridades públicas de saúde do país e do mundo.

“Temos uma relação muito próxima com a população indígena e isso facilita esse trabalho de conscientização. Estamos advertindo a todos sobre precauções que devem ser tomadas em relação à prevenção contra o novo coronavírus, reafirmando a impossibilidade de haver qualquer tipo de aglomeração no interior das aldeias e conclamando os índios a fazer parte conosco da luta contra a COVID-19, para podermos passar por tudo isso juntos e com saúde”, explicou o comandante da 2ª Companhia Independente, major Alberto Filho.

Ele disse que as ações foram planejadas desde a semana passada, mas a preocupação com a população indígena cresceu depois que observou as notícias nacionais das últimas horas. “No mês de abril é comemorado o Dia do Índio, no dia 19, como todos sabem. Mas abril começou com a notícia do primeiro caso do novo coronavírus entre índios brasileiros, que foi na cidade de Santo Antônio do Içá, no Estado do Amazonas. O próprio ministro da Saúde demonstrou preocupação da doença se espalhar entre os povos indígenas e estamos aqui dando continuidade ao trabalho de proteção dessa população, no momento com orientações fundamentais para prevenir casos entre índios aqui da Paraíba”, completou.

Serão de quatro a seis aldeias percorridas por dia com esse trabalho de orientação. Paralelo a isso, os policiais da 2ª Companhia Independente da PM continuarão fiscalizando o cumprimento do Decreto Estadual nº 40.122, de 13 de março de 2020, que estabeleceu medidas de prevenção de contágio pelo COVID-19 na Paraíba.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024