Categorias: Paraíba

PMJP quer evitar demissão em massa

PUBLICIDADE

Procurador da PMJP ingressa com pedido no Ministério Público da Paraíba para tentar evitar demissão de prestadores de serviços da Capital

Presente a solenidade de reabertura dos trabalhos na CMJP, o procurador da Prefeitura da Capital, Geilson Salomão, disse em entrevista ao portal PB Agora nesta terça-feira (03), que já ingressou com um pedido de defesa, junto ao Ministério Público para tentar manter os prestadores de serviços nos órgãos do executivo.

Conforme o procurador, a iniciativa tem como objetivo manter os serviços essenciais em funcionamento.

Geilson disse ainda que acredita na sensibilidade do Ministério Publico para resolver a questão dos prestadores de serviço da Capital.

“Como as funções são de caráter de extrema relevância para o serviço publico, acredito que o procurador Oswaldo Trigueiro entenderá nossos argumentos, já que não poderão ser paralisados, serviços essências para população como a infra-estrutura, a saúde e a educação”, falou

Geilson demonstrou confiança quanto a uma solução pacifica para o problema: “Estamos confiantes que iremos reverter o quadro”, completou.
 

Entenda:

A recomendação para as exonerações foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e, de acordo com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, não haverá prorrogação. Ele explicou que o órgão está avaliando que ações devem ser tomadas junto aos municípios que descumpriram a recomendação. Um balanço da situação no estado será divulgado esta semana.

Entre as dez cidades com maior número de contratações está a capital, João Pessoa, com 8.159 comissionados. A cidade é seguida por Patos (1.342), Cabedelo (1.204), Bayeux (990), Piancó (567), Campina Grande (483), Queimadas (463), Alhandra (463), Conceição (453) e Ingá (405). O relatório inclui também uma lista com 63 servidores na mesma situaçãomantidos por Câmaras Municipais, que ainda não são alvo de fiscalizações.

De acordo com Oswaldo Trigueiro, a recomendação atinge os funcionários comissionados, temporários e os terceirizados. A ação visa corrigir abusos cometidos pelos gestores municipais, além de estimular a realização de concurso público e a convocação de aprovados. Segundo o MPPB, muitos prefeitos procuraram o órgão para expor suas situações, outros convocaram concursados e abriram editais para o preenchimento de vagas na administração pública.

Na próxima terça-feira o procurador-geral divulgará um balanço atual das condições encontradas nos municípios e as medidas adotadas para fiscalizar os que ainda estão em situação irregular.

A fiscalização será chefiada pela Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e Responsabilidade Fiscal, presidida pelo promotor Carlos Romero Paulo Neto. O órgão não aceita os apelos dos gestores e da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) de ampliar o prazo aos prefeitos até dezembro deste ano.

A Famup alega que o prazo é curto e que as prefeituras não podem fazer exonerações no período eleitoral. Outro desejo da entidade é ampliar a determinação para o Governo Estadual.

Apesar de não garantir essa ampliação, o Ministério Público ajuizou três ações civis públicas para obrigar o Estado da Paraíba a nomear de candidatos aprovados em concurso nas áreas de segurança e saúde.
 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Atitude cruel e repugnante!

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, foi flagrado em vídeo cometendo…

27 de dezembro de 2025

Associação Campinense de Imprensa emite nota de pesar pelo falecimento do jornalista Thomas Bruno

A Associação Campinense de Imprensa (ACI) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do jornalista…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson se apresenta neste sábado em João Pessoa e programação conta com shows de outros religiosos

O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson chega a João Pessoa e se encontra com arcebispo da Paraíba, Dom Delson

O religioso Frei Gilson já está em João Pessoa para participar do Celebra João Pessoa…

27 de dezembro de 2025

João Pessoa terá operação especial de trânsito e transporte público para show de Frei Gilson

João Pessoa contará com uma operação especial de trânsito e transporte público neste sábado (27),…

27 de dezembro de 2025

Profissional que atuava no segmento de segurança privada é assassinado no Cariri paraibano

Um homem de 37 anos foi assassinado nesta sexta-feira (26), no município de Serra Branca,…

27 de dezembro de 2025