Sesuma e Defesa Civil em alerta em máximo em Campina
Devido às fortes chuvas registradas em Campina Grande, principalmente na terça-feira, 21.01, onde choveu em duas horas o que era esperado para o ano inteiro, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), e Defesa Civil da Prefeitura de Campina Grande, continuam de alerta máximo para atendimento à população, além de estarem trabalhando dia e noite para diminuir o efeito dos danos que uma parte da população sofreu.
Às áreas mais afetadas estão localizadas nos bairros do Tambor, Liberdade e Jardim Paulistano, onde moradores tiveram casas invadidas pela enxurrada, muros caíram, além de prejuízos materiais, mas graças a Deus não houve vítimas. Nestes locais as equipes providenciaram a limpeza e desobstrução de galerias.
O prefeito Romero Rodrigues, vem acompanhando de perto, e determinou que toda assistência seja dada às famílias que sofreram danos com a “ enxurrada”, principalmente na recuperação de casas,limpeza, auxílio moradia, e assistência social. Foram registradas inundações e destruição de casas, prejuízos pessoais e danos na malha viária.
O secretário executivo da Sesuma, Josivaldo Salatiel, apesar da intensidade e conseqüências das chuvas, tranquilizou a população, assegurando que tudo está sob controle. “ Estamos atentos com nossas equipes, trabalhando em conjunto com a defesa civil, inclusive monitorando áreas de risco .
Outra preocupação é com relação à queda de árvores. Só na chuva de terça-feira, foram em torno de dez, e os técnicos do meio-ambiente estão vistoriando e monitorando, além de estarem substituindo às que causam maior risco a população. “ A coordenadora Denise Sena está acompanhando tudo, e trabalha em sintonia com o Corpo de Bombeiro e Defesa Civil”.
Com relação a Defesa Civil, o coordenador Ruiter Sansão “ garantiu que várias equipes de plantão, mobilizados e circulando, sobretudo, nas áreas de risco. Em caso de novos problemas, com a ocorrência de chuvas, a comunidade pode nos acionar para que adotemos as medidas necessárias. Todo o sistema de Defesa Civil, incluindo o Corpo de Bombeiros, está em alerta”, garantiu.
Por recomendação do prefeito Romero Rodrigues, todas as ações preventivas, como a limpeza de canais e galerias, foram realizadas pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Essas ações objetivam evitar obstruções e, consequentemente, problemas de alagamentos, mas quando ocorrem precipitações pluviométricas como a de terça-feira, os danos e transtornos são inevitáveis. Há também orientações aos proprietários de imóveis que oferecem riscos de desabamentos.
“O nosso governo sempre se preocupou em realizar atividades e ações preventivas, o que evita problemas de maior gravidade nestes período de chuvas. “A medida é a prevenção, além de atividades de conscientização da comunidade, pois os transtornos gerados pelas chuvas podem ser evitados ou amenizados quando existe a junção de esforços entre órgãos públicos e a própria comunidade e estas ações não causaram danos maiores”, disse o prefeito Romero Rodrigues, que vem acompanhando toda ação pessoalmente.
Codecom / PMCG
O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…
O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…
Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…
O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…