Categorias: Paraíba

Pesquisa revela precodidade em ato sexual

PUBLICIDADE

Pesquisa revela que 26,5% dos jovens entre 13 e 15 anos já tiveram iniciação sexual

O total de 23,6% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de João Pessoa experimentaram cigarro pelo menos uma vez. Já 24,1% dos alunos consumiram bebida alcoólica. Sobre consumo de drogas ilícitas, 14,1% do alunado utilizaram algum tipo de entorpecentes. No caso das drogas ilícitas, foi constatado o uso de entorpecentes como maconha, crack, cocaína, loló, esctasy, lança perfume

Os números constam da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE) divulgada nesta sexta-feira, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento investigou diversos fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes dos estudantes matriculas no 9º ano do Ensino Fundamental das 26 capitais e do Distrito Federal.

Com relação ao consumo de álcool, os estudantes de escolas particulares fizeram uso de maneira mais usual que os de escolas públicas. 21,5% dos alunos que responderam a pesquisa disseram que já se embriagaram, sendo que deste total, 22% estavam matriculados em escolas privadas.

Os estudantes têm consciência da reprovação dos pais sobre o consumo de bebidas alcoólicas, pois 94,1% dos adolescentes pessoenses afirmaram que os pais se importariam muito.

No caso do consumo de cigarro, 23,6% do alunado nessa faixa etária já fez uso de cigarro, sendo que no comparativo entre os sexos, 27,9% eram do sexo masculino e 19,9% eram do feminino.

A pesquisa PeNSE também verificou o comportamento sexual dos adolescentes. 26,5% dos jovens entre 13 e 15 anos afirmaram terem tido iniciação sexual. Do total, 41,2% foram do sexo masculino e 13,9% do feminino. Sobre o uso de preservativos, do total de alunos pessoenses que afirmaram ter mantido relações sexuais, 76,8 asseguraram que usaram camisinha.

Tempo livre e falta a aula

A pesquisa revela que os pais de 46,3% dos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em João Pessoa desconheciam o que os filhos faziam no tempo livre. Enquanto que, 16,9% dos alunos desta série educacional faltaram a aula sem autorização dos pais.

O levantamento foi feito em 2008 pelo IBGE com o total de 6.698 estudantes da 9ª série do Ensino Fundamental de João Pessoa. Foram 3.090 estudantes do sexo masculino, o equivalente a 46,1%, e 3.608 do feminino, ou seja, 53,9%.

 

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024