Categorias: Paraíba

Pesquisa aponta que mais de 90% aprovam medidas da PMCG contra a Covid-19

DataVox atesta: 94,2% da população aprovam as medidas da Prefeitura de Campina Grande de prevenção e combate à doença. Instituto fez pesquisa no Município nos últimos dias 4 e 5 de junho

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, apresentou na manhã desta segunda-feira, 8, pelas redes sociais, os dados de uma pesquisa de opinião pública sobre a Covid-19 na cidade. A pesquisa foi uma iniciativa do Instituto DataVox. Segundo o prefeito, o levantamento revelou a percepção da população acerca dos serviços prestados pela prefeitura municipal no combate à pandemia do novo coronavírus. A live contou, ainda, com a participação de Bruno Agra, da DataVox, e do secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, além do secretário chefe de Gabinete, Alcindor Villarim, entre outras autoridades.

A pesquisa atestou que as medidas adotadas pela Prefeitura de Campina Grande tiveram, até o momento, um índice de aprovação de 94,2% da população. Já o índice dos que desaprovam é de apenas 2,7%, enquanto 3,1% não sabem ou não opinaram sobre esta questão. Na avaliação do prefeito Romero Rodrigues, a avaliação da comunidade “é extremamente positiva, demonstrando o apoio coletivo e o fato de que governo municipal tem adotado as medidas ou estratégias certas no combate à pandemia”.

Logo no início da live, o prefeito revelou que a pesquisa foi executada sem custos para os cofres municipais e que ela vai contribuir para a tomada de decisões e a adoção de providências ou iniciativas destinadas à prevenção e combate ao coronavírus na cidade.

“A informação é fundamental neste momento para o combate a esta doença”, afirmou, agradecendo ao instituto de pesquisa pela iniciativa em favor do aperfeiçoamento da metodologia de trabalho na área de saúde.

O diretor do DataVox, Bruno Agra, informou que a pesquisa foi feita por telefone, ouvindo pessoas de 38 bairros e dois distritos. Com isso, o Instituto DataVox ofereceu a sua contribuição para o enfrentamento à pandemia, desenvolvendo e produzindo uma pesquisa fundamental para a tomada de decisões administrativas. Dez entrevistadores estiveram fazendo a coleta.

Esclareceu que não houve nenhum acerto prévio com a PMCG para a realização da pesquisa, pois o próprio governo municipal desconhecia a execução deste trabalho, cujos dados só foram levados ao conhecimento ao prefeito Romero Rodrigues após eles terem sidos levantados.

Outros dados – Segundo a pesquisa, 17,7% dos campinenses dizem que não tomaram ciência das ações do governo municipal, mas já 82,3% atestam que tomaram conhecimento das ações e medidas adotadas pela prefeitura municipal de Campina Grande. Sobre as mudanças na vida cotidiana de cada campinense, 2% dizem que levam uma vida normal e sem qualquer mudança; 32,2% estou tomando cuidados, mas saem de casa apenas para trabalhar e praticar outras atividades; 42,7% saem de casa somente quando é inevitável e 15,7% estão totalmente isolados.

Sobre o cumprimento das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para ficar em casa e usar máscaras, 70,4% acompanham tais recomendações, enquanto 21% apenas em parte. Sobre os sintomas da covid-19 (que também estão presentes em outros tipos de viroses): 15,7% disseram que já apresentaram algum sintoma, enquanto 84,3% disseram que não tiveram quaisquer sintomas.

Quanto à recente antecipação de feriados em Campina Grande, a pesquisa atestou 70,7 % concordaram com a ação da prefeitura em unificar feriados, parando a cidade por cinco dias. Já 27,1% não concordaram.

Em relação ao fechamento do comércio de Campina Grande, os dados revelam que o fechamento tem o apoio 48% dos entrevistados; 35,9% acham que deveriam ser reabertos alguns setores da atividade comercial. Por fim, 12,9% concordam que a atividade comercial deva ser reaberta totalmente e 2,8% não opinaram.

Sobre a avaliação do desempenho da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao coronavírus, os resultados foram os seguintes: Ótimo (10,3%); Bom (44,4%); Regular (39,3%); Ruim (2,3%) e Péssimo (2%). Para o secretário de Saúde, Filipe Reul, os dados são fundamentais para o trabalho desenvolvido em favor da saúde da população de Campina Grande, o que pode até subsidiar alterações e aperfeiçoamentos nas ações do governo municipal.

 

Codecom / PMCG

Últimas notícias

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica vereadores que abandonaram base governista e passaram para a oposição na CMJP

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), não…

6 de fevereiro de 2026

Ruy evita definição para governo, mas declara voto em Veneziano e Nabor para o Senado

Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (06), deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar…

6 de fevereiro de 2026

Fórum Paraibano de Combate à Corrupção será coordenado pelo MPPB nos próximos dois anos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai coordenar, nos próximos dois anos, o Fórum Paraibano…

6 de fevereiro de 2026

INSS realiza mutirão de atendimentos neste fim de semana com vagas em JP e CG

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste fim de semana, nos dias 7…

6 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro descarta saída antecipada de João Azevêdo e confirma troca no Governo apenas em abril

As especulações sobre uma possível saída antecipada do governador João Azevêdo (PSB) do comando do…

6 de fevereiro de 2026