A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

PB assina protocolo de intenções com ONU

O governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia, e o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, assinaram o Memorando de Entendimento do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), na manhã desta quinta-feira (22).

A solenidade, que contou com a participação de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e de entidades não governamentais, aconteceu no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), durante o Seminário Estadual de Lançamento da 4ª Edição do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, no Auditório do Espaço Cultural do Unipê, localizado na BR-230, em João Pessoa.

Rômulo Gouveia falou sobre a importância da assinatura do protocolo de entendimentos e destacou que o Governo do Estado vem se antecipando às determinações das Nações Unidas em prol do desenvolvimento.

“Este protocolo de intenções marca positivamente a vinda do embaixador, que pela primeira vez está na Paraíba. No que diz respeito às ações previstas no protocolo, o Pacto pelo Desenvolvimento Social do Estado é uma mostra de que já estamos no caminho certo. O Governo do Estado tem se mostrado sensível aos problemas sociais do nosso Estado e já demos o pontapé inicial nas categorias de Educação e Saúde. Estamos avançando em saúde pública e na diminuição da miséria”, declarou o governador.

De acordo com o embaixador das Nações Unidas, que recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa das mãos do prefeito da Capital, Luciano Agra, a Paraíba está de parabéns por não medir esforços nas questões pertinentes ao desenvolvimento humano e ao fortalecimento econômico. Segundo ele, “quando um Estado se junta, todo mundo ganha”.

“A participação das instituições públicas e privadas em eventos como este nos anima de inúmeras formas. Cumprimento a Paraíba por se unir à ONU na intenção de erradicar a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, além de garantir a sustentabilidade ambiental. Estabelecendo essas parcerias, estamos dando um passo imenso em benefício de todos”, disse Jorge Chediek.
Prêmio ODM – O Seminário realizado no auditório do Unipê tem por objetivo lançar o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil para os municípios e organizações não-governamentais paraibanas. O evento é realizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Movimento Nós Podemos Paraíba.

Compromisso – Os ODM pretendem diminuir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida em todo o mundo, por meio de ações nos 191 países comprometidos, entre eles o Brasil. Até 2015, todos os Estados-Membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

 

Secom PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe