Paraíba recebe nota máxima de agência mundial pelo quarto ano consecutivo por sua gestão fiscal

PUBLICIDADE

Paraíba recebe nota máxima de agência mundial pelo quarto ano consecutivo por sua gestão fiscal
O rating do estado da Paraíba, atestado pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificações de risco do mundo, foi elevado de brAA+ para brAAA. Com isso, esse é o quarto ano consecutivo que o estado alcança melhores posições, ano a ano. A nota atesta que o Governo do Estado continua fazendo uma gestão eficiente, com baixo endividamento, controle dos gastos e a destinação da poupança corrente para melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário de Planejamento do Estado, Gilmar Martins, a notícia mostra, mais uma vez, que a Paraíba é um porto seguro para os investimentos. “A elevação do rating do estado da Paraíba pela S&P, que nos últimos três anos havia conquistado o rating AA+, para o rating brAAA, ou seja, triplo A, sinaliza para o mercado, para os investidores, e para a população em geral, que o estado da Paraíba é um porto seguro para os investimentos. É um estado que tem baixo endividamento, que alcançou superávits primários nos últimos exercícios, possibilitando a geração de poupança corrente, destinada ao aumento dos investimentos em infraestrutura, tão necessários para o desenvolvimento socioeconômico da população”, ressaltou.

Anda segundo ele, as perspectivas também são de estabilidade nesse cenário, em função do desenvolvimento do Polo Turístico Cabo Branco com a construção de cinco resorts, bem como com a interiorização do turismo do estado.

Em nota para a imprensa, a S&P Global Ratings destaca o forte crescimento das receitas e as políticas fiscais prudentes como características que amparam o desempenho fiscal robusto da Paraíba. Ainda segundo a nota, “a perspectiva agora é estável, refletindo a nossa visão de que as necessidades de financiamento permanecerão baixas e estáveis à medida que o estado utiliza gradualmente as reservas de caixa acumuladas para implementar o seu programa abrangente de investimentos (capex)”.

Perspectiva estável – O rating também passa a considerar a Paraíba como estável – refletindo a visão de que “o elevado saldo de caixa da Paraíba oferece espaço para expandir os gastos de capital e reduzir gradualmente a lacuna no desenvolvimento da infraestrutura do estado. O desempenho da receita do estado provavelmente permanecerá forte, reforçado pelas políticas fiscais proativas da Paraíba e pelo recente aumento na alíquota do ICMS. Fortes fluxos de receitas sustentarão o aumento do capex e de outros gastos, mantendo, ao mesmo tempo, resultados fiscais positivos. Esperamos uma redução gradual do nível de endividamento do estado”, afirma a nota.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Novo Mercado Central contará com previsão de edifício-garagem

O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta terça-feira (23), o início das obras do novo Mercado…

23 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro destaca posse de Gustavo Feliciano no Turismo como avanço estratégico para a Paraíba

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou nesta terça-feira (23), em Brasília, da posse do…

23 de dezembro de 2025

Hugo Motta afirma realinhamento com Governo Lula durante posse do novo Ministro do Turismo

O deputado federal paraibano e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou na…

23 de dezembro de 2025

Veneziano critica polêmica sobre Havaianas: “Estamos vivendo um empobrecimento perigoso do debate”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) criticou, nesta terça-feira (23), o que classificou como…

23 de dezembro de 2025

Cícero Lucena evita falar sobre alinhamento com família Cunha Lima e reforça diálogo com aliados

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), voltou…

23 de dezembro de 2025

Moraes autoriza internação de Bolsonaro para realização de cirurgia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro…

23 de dezembro de 2025