Por pbagora.com.br

Em meio à pandemia da covid-19, que já fez milhares de vítimas no Brasil, a 26ª edição do Grito dos Excluídos traz como tema a frase “Vida em Primeiro Lugar”. A manifestação, que tradicionalmente acontece no dia 7 de setembro, traz este ano o lema: “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. As manifestações são fruto da mobilização popular e são realizadas em cidades do país.

Em João Pessoa, o evento não contará com as grandes manifestações de rua dos anos anteriores, mas garantirá ações de solidariedade e atividades culturais e artísticas em diversas comunidades de João Pessoa, com doação de cestas básicas, construção de hortas, revitalização de praças, distribuição de sopa e entrega de água sanitária nas comunidades de Timbó, Mangabeira, Aratu, Thiago Nery, Costa Sol e Sonho Verde.

O movimento faz parte de uma construção coletiva, carregada de simbolismo, que busca integrar pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Além da Paraíba, também vão realizar atividades on line nesta segunda-feira os estados de  Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde já aconteceram atividades do chamado Pré-grito e uma programação virtual está sendo planejada para o feriado.

Em Pernambuco, haverá ato de rua no Recife. A concentração está prevista para as 9h do dia 7 de setembro, no Parque Treze de Maio. É obrigatória a prevenção com uso de máscara, álcool em gel e a manutenção do distanciamento entre os manifestantes. Ainda em virtude da pandemia, o percurso do ato será mais curto que o habitual.

No Ceará, também haverá ato de rua. Até o momento, estão confirmadas mobilizações virtuais em oito regiões do estado.

 

PB Agora

Notícias relacionadas

Covid: Paraíba registra 20 mortes nesta sexta-feira e apenas 177 mil pessoas foram vacinadas

Paraíba confirma 864 novos casos de Covid-19 e 20 óbitos nesta sexta-feira A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta (05), 864 casos de Covid- 19. Entre os…

Macaco bagunceiro entra em casa, pega faca, e provoca transtorno em família no Sertão da PB

Um fato inusitado chamou atenção dos moradores de Sousa no Sertão paraibano. Um macaco bagunceiro e trapalhão, entrou em casa, pegou uma faca subiu no telhado e causou transtornos a…