O tempo é de São João, mas a OSUFPB faz seu oitavo concerto da temporada 2017 em grande estilo, apresentando obras de Heydn e Mozart para os amantes da música sinfônica. O concerto será nesta quinta-feira, 22 de junho, às 20:30 horas, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

 

Este concerto é mais um fruto da parceria cultural entre a OSUFPB e a FUNESC. Desta vez serão apresentadas obras da “Série Philipeia”, apresentando obras musicais dos séculos XVII e XVIII. Assim, o programa reunirá os dois principais pilares do classicismo musical europeu: Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto inicia-se com a abertura da ópera La finta giardiniera, que Mozart compôs ainda aos 18 anos, em janeiro de 1775. Em seguida, a orquestra toca a Sinfonia n. 73 de Haydn, apelidada de “A caça” por nela se ouvirem citações de uma canção de caça bem conhecida do século XVIII. Finalmente, a famosa Sinfonia n. 29 em Lá Maior de Mozart encerra o concerto. A regência fica sob a batuta do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

 

Séries temáticas

 

Nesta temporada, a OSUFPB apresenta os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Assim, temos a “Série Pedro Américo, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série “Mestre Ariano”, que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a “Série Augusto dos Anjos”, com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a “Série Philipeia”, dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome de nossa cidade; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. Eventualmente a OSUFPB também apresenta “concertos especiais”, quando houver motivo que justifique sua realização, como é o caso do desta semana, que homenageia dois compositores de grande importância para a história da música universal.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.


Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Covid-19: JP registra mais de 1000 casos da doença em 10 dias

Os registros diários de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19) ainda continua subindo na Capital paraibana após quase 60 dias de isolamento social. Em dez dias, segundo dados do Governo…

Após voltar à mira do Gaeco, RC faz live e reclama de perseguição; assista na íntegra

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) quebrou o silêncio que imperava nas suas redes sociais a cerca de um mês e neste sábado (23), através de uma live falou sobre as…