Categorias: Paraíba

Os 4 melhores jogos de stealth para jogar hoje

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar em jogos de stealth​? Trata-se de uma modalidade de jogo muito popular, que também é conhecida como jogos de furtividade. Assim como jogos de cassino na Betfair, por exemplo, são games repletos de ação e adrenalina!

Devido às suas características, esses jogos costumam recompensar a paciência, a engenhosidade, a capacidade de observação e o planejamento tático dos jogadores, daí o enorme sucesso.

Neste artigo, vamos introduzir o conceito de jogos de stealth e apresentar os melhores jogos dessa modalidade para quem está cansado da roleta e dos jogos de baralho e tem vontade de se aventurar em outro tipo de jogo. Está imperdível!

O que são jogos de stealth?

Os jogos de stealth são um subgênero de jogos de ação cujo foco é evitar ser detectado pelos inimigos, em vez de enfrentá-los diretamente. O objetivo desses jogos, em geral, é completar missões sem chamar a atenção dos adversários, avançando de forma furtiva.

Para alcançar essa façanha, os jogadores podem lançar mão de estratégias como movimentação silenciosa (por exemplo, agachar ou andar vagarosamente), esconder-se nas sombras ou atrás de objetos, distrair os inimigos com barulhos, se disfarçar, combater oponentes em silêncio, entre outros subterfúgios.

Entre as características que a maior parte dos jogos de stealth tem em comum estão as mecânicas de detecção: normalmente os inimigos têm um amplo campo de visão e audição apurada, o que obriga os jogadores a planejarem muito bem a maneira como vão se movimentar e se posicionar, sempre com o menor ruído possível.

Além disso, muitas vezes ser detectado incorre em alguma punição. Isso porque ser visto pelos inimigos pode significar falhar na missão ou no objetivo a ser alcançado. Também são jogos com uma grande liberdade de abordagem: em muitos casos, é possível escolher entre matar, evitar/esconder-se ou distrair os oponentes.

Um dos pioneiros desse subgênero, que exerce uma forte influência até hoje, é o famoso Metal Gear Solid. Outros jogos de stealth notórios são Splinter Cell, Dishonored, Hitman e Thief. São franquias que apresentam uma jogabilidade estratégica, somada ao sentimento de tensão contínua devido ao receio de ser descoberto.

A seguir vamos apresentar os 4 melhores jogos de stealth para você experimentar!

4 melhores jogos de stealth

Espionagem, poderes sobrenaturais, mundos sombrios, assassinatos silenciosos… tem de tudo no mundinho dos jogos de stealth! Confira os mais aclamados pelo público e pela crítica e escolha o seu próximo jogo.

Splinter Cell

Splinter Cell é uma franquia da Ubisoft inspirada nos famosos romances de espionagem de Tom Clancy. São jogos com foco total em espionagem e uso de gadgets, que conquistam fãs ao redor do mundo desde a estreia nos videogames, em 2002.

A história do jogo segue Sam Fisher, um agente secreto americano que precisa completar missões complexas que exigem discrição total, com o auxílio de equipamentos de espionagem (como óculos de visão noturna, câmeras e armas não letais).

Entre os destaques dos jogos estão a jogabilidade tensa, tramas engenhosas, mecânicas de som muito detalhadas, e a ênfase no jogo de luz e sombra – os jogadores literalmente podem se esconder na escuridão!

Um dos jogos mais populares da franquia é Splinter Cell: Chaos Theory (2005), que é muito elogiado por seu equilíbrio entre jogabilidade e narrativa. A franquia está “adormecida” desde o lançamento de Blacklist, em 2013. No entanto, a Ubisoft afirma que está trabalhando num remake do jogo original. Será que teremos novidades num futuro próximo?

Hitman

A franquia Hitman, da IO Interactive, debutou em 2000. Nos jogos, o jogador encarna o Agente 47, um assassino de aluguel (literalmente a tradução de “hitman”) que precisa eliminar seus alvos da forma mais silenciosa possível para não chamar a atenção. Por isso, o foco está nos disfarces e no planejamento.

Até existe a possibilidade de cumprir as missões com trocas de tiros, abrindo mão da furtividade. Porém, a proposta (e a graça) do jogo é mesmo o stealth. Para ter sucesso, é possível se disfarçar para enganar guardas e civis, entre outras possibilidades criativas, como envenenar comida e armar acidentes.

Há alguns anos foi lançado um remake da franquia original e, desde então, os fãs de Hitman foram agraciados com uma nova trilogia. Inclusive, a trilogia Hitman: World of Assassination (2016–2021) oferece missões enormes, cheias de segredos e formas de completar os objetivos. Os lançamentos, além de agradarem aos antigos admiradores, conquistaram uma nova geração.

Dishonored

A franquia Dishonored (Arkane Studios / Bethesda) estreou em 2012 com o protagonista Corvo Attano e fez um grande sucesso. Isso levou ao lançamento de Dishonored 2 em 2016, agora com o protagonismo de Emily Kaldwin.

O plot é simples, mas instigante: uma nobreza injusta e cruel comanda a cidade e a resistência busca mudar esse cenário, enfrentando os oponentes. O diferencial de Dishonored é ser um jogo que mistura stealth com fantasia sombria e poderes sobrenaturais, o que deixa a experiência ainda mais (in)tensa e emocionante.

O jogo é ambientado em um mundo distópico, com um cenário steampunk em que o jogador tem total liberdade criativa: pode passar despercebido ou escolher matar todo mundo, usando habilidades como se teletransportar, invocar ratos ou parar o tempo.

Metal Gear Solid

Por fim, não dá para falar de jogos de stealth sem mencionar a franquia Metal Gear Solid, da Konami, um dos pioneiros do suubgênero. O primeiro jogo foi lançado em 1998, embora a série tenha começado como “Metal Gear” em 1987. Ao longo dos anos, diversos outros jogos foram lançados, conquistando cada vez mais fãs. Durante a maior parte da série, o protagonista é Solid Snake.

O grande trunfo do jogo é combinar espionagem militar com uma narrativa cinematográfica. Ele mistura ação profunda com uma história complexa, cheia de camadas e repleta de reviravoltas incríveis. A série é marcada pelo uso de gadgets e disfarces para infiltração, por elementos de ficção científica e críticas nada sutis à guerra e à política.

Entre os melhores jogos da franquia, muitos destacam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Metal Gear Solid III: Snake Eater.

Gostou de conhecer os melhores jogos de stealth? Qual deles você vai jogar hoje mesmo?

Foto de Onur Binay na Unsplash

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025