A Paraíba o tempo todo  |

Os 4 melhores jogos de stealth para jogar hoje

Você já ouviu falar em jogos de stealth​? Trata-se de uma modalidade de jogo muito popular, que também é conhecida como jogos de furtividade. Assim como jogos de cassino na Betfair, por exemplo, são games repletos de ação e adrenalina!

Devido às suas características, esses jogos costumam recompensar a paciência, a engenhosidade, a capacidade de observação e o planejamento tático dos jogadores, daí o enorme sucesso.

Neste artigo, vamos introduzir o conceito de jogos de stealth e apresentar os melhores jogos dessa modalidade para quem está cansado da roleta e dos jogos de baralho e tem vontade de se aventurar em outro tipo de jogo. Está imperdível!

O que são jogos de stealth?

Os jogos de stealth são um subgênero de jogos de ação cujo foco é evitar ser detectado pelos inimigos, em vez de enfrentá-los diretamente. O objetivo desses jogos, em geral, é completar missões sem chamar a atenção dos adversários, avançando de forma furtiva.

Para alcançar essa façanha, os jogadores podem lançar mão de estratégias como movimentação silenciosa (por exemplo, agachar ou andar vagarosamente), esconder-se nas sombras ou atrás de objetos, distrair os inimigos com barulhos, se disfarçar, combater oponentes em silêncio, entre outros subterfúgios.

Entre as características que a maior parte dos jogos de stealth tem em comum estão as mecânicas de detecção: normalmente os inimigos têm um amplo campo de visão e audição apurada, o que obriga os jogadores a planejarem muito bem a maneira como vão se movimentar e se posicionar, sempre com o menor ruído possível.

Além disso, muitas vezes ser detectado incorre em alguma punição. Isso porque ser visto pelos inimigos pode significar falhar na missão ou no objetivo a ser alcançado. Também são jogos com uma grande liberdade de abordagem: em muitos casos, é possível escolher entre matar, evitar/esconder-se ou distrair os oponentes.

Um dos pioneiros desse subgênero, que exerce uma forte influência até hoje, é o famoso Metal Gear Solid. Outros jogos de stealth notórios são Splinter Cell, Dishonored, Hitman e Thief. São franquias que apresentam uma jogabilidade estratégica, somada ao sentimento de tensão contínua devido ao receio de ser descoberto.

A seguir vamos apresentar os 4 melhores jogos de stealth para você experimentar!

4 melhores jogos de stealth

Espionagem, poderes sobrenaturais, mundos sombrios, assassinatos silenciosos… tem de tudo no mundinho dos jogos de stealth! Confira os mais aclamados pelo público e pela crítica e escolha o seu próximo jogo.

Splinter Cell

Splinter Cell é uma franquia da Ubisoft inspirada nos famosos romances de espionagem de Tom Clancy. São jogos com foco total em espionagem e uso de gadgets, que conquistam fãs ao redor do mundo desde a estreia nos videogames, em 2002.

A história do jogo segue Sam Fisher, um agente secreto americano que precisa completar missões complexas que exigem discrição total, com o auxílio de equipamentos de espionagem (como óculos de visão noturna, câmeras e armas não letais).

Entre os destaques dos jogos estão a jogabilidade tensa, tramas engenhosas, mecânicas de som muito detalhadas, e a ênfase no jogo de luz e sombra – os jogadores literalmente podem se esconder na escuridão!

Um dos jogos mais populares da franquia é Splinter Cell: Chaos Theory (2005), que é muito elogiado por seu equilíbrio entre jogabilidade e narrativa. A franquia está “adormecida” desde o lançamento de Blacklist, em 2013. No entanto, a Ubisoft afirma que está trabalhando num remake do jogo original. Será que teremos novidades num futuro próximo?

Hitman

A franquia Hitman, da IO Interactive, debutou em 2000. Nos jogos, o jogador encarna o Agente 47, um assassino de aluguel (literalmente a tradução de “hitman”) que precisa eliminar seus alvos da forma mais silenciosa possível para não chamar a atenção. Por isso, o foco está nos disfarces e no planejamento.

Até existe a possibilidade de cumprir as missões com trocas de tiros, abrindo mão da furtividade. Porém, a proposta (e a graça) do jogo é mesmo o stealth. Para ter sucesso, é possível se disfarçar para enganar guardas e civis, entre outras possibilidades criativas, como envenenar comida e armar acidentes.

Há alguns anos foi lançado um remake da franquia original e, desde então, os fãs de Hitman foram agraciados com uma nova trilogia. Inclusive, a trilogia Hitman: World of Assassination (2016–2021) oferece missões enormes, cheias de segredos e formas de completar os objetivos. Os lançamentos, além de agradarem aos antigos admiradores, conquistaram uma nova geração.

Dishonored

A franquia Dishonored (Arkane Studios / Bethesda) estreou em 2012 com o protagonista Corvo Attano e fez um grande sucesso. Isso levou ao lançamento de Dishonored 2 em 2016, agora com o protagonismo de Emily Kaldwin.

O plot é simples, mas instigante: uma nobreza injusta e cruel comanda a cidade e a resistência busca mudar esse cenário, enfrentando os oponentes. O diferencial de Dishonored é ser um jogo que mistura stealth com fantasia sombria e poderes sobrenaturais, o que deixa a experiência ainda mais (in)tensa e emocionante.

O jogo é ambientado em um mundo distópico, com um cenário steampunk em que o jogador tem total liberdade criativa: pode passar despercebido ou escolher matar todo mundo, usando habilidades como se teletransportar, invocar ratos ou parar o tempo.

Metal Gear Solid

Por fim, não dá para falar de jogos de stealth sem mencionar a franquia Metal Gear Solid, da Konami, um dos pioneiros do suubgênero. O primeiro jogo foi lançado em 1998, embora a série tenha começado como “Metal Gear” em 1987. Ao longo dos anos, diversos outros jogos foram lançados, conquistando cada vez mais fãs. Durante a maior parte da série, o protagonista é Solid Snake.

O grande trunfo do jogo é combinar espionagem militar com uma narrativa cinematográfica. Ele mistura ação profunda com uma história complexa, cheia de camadas e repleta de reviravoltas incríveis. A série é marcada pelo uso de gadgets e disfarces para infiltração, por elementos de ficção científica e críticas nada sutis à guerra e à política.

Entre os melhores jogos da franquia, muitos destacam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e Metal Gear Solid III: Snake Eater.

Gostou de conhecer os melhores jogos de stealth? Qual deles você vai jogar hoje mesmo?

Foto de Onur Binay na Unsplash

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe