Categorias: Paraíba

Opinião: diferente de Brasília, os três Poderes na PB vêm trabalhando juntos no combate à Covid-19, como conta Alice

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, seguindo a lógica absurda dos sonhos. Um país de maravilhas. Outra obra relata a mesma personagem retornando àquele psicodélico mundo, só que já adulta.

Mais de uma vez é dito ao longo do livro “Alice Através do Espelho” que não é possível mudar o passado, mas sim aprender com ele. O aprendizado a partir dos erros é a principal das lições morais que o filme traz para o público, seja ele infantil ou adulto.

Duas “Alices”, o mesmo ser. Resultados diferentes com o aprendizado dos erros. E foi justamente observando, analisando dados e coletando o maior número de informações possíveis que o governador João Azevêdo (Cidadania), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (Adriano Galdino) e seus pares da Casa de Epitácio Pessoa formalizaram uma espécie de pacto pela vida. Não cometer erros recorrentes em relação ao combate à Covid-19.

Amadureceram e buscaram em outros estados, municípios, Congresso, Judiciário, universidades brasileiras e de outras nações, e no próprio Governo Federal, exemplos exitosos ou não para o combate à pandemia.

Exceto o modelo de gestão implementado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que contrariava (e ainda contraria) todos os protocolos sanitários recomendados por cientistas de vários países, médicos e até chefes de Estado; o inquilino do Palácio do Planalto tanto fez que contraiu a enfermidade e certamente infectou outras pessoas. Aposto que ele não leu Alice.

Agora retornado para o nosso “Sublime Torrão”, em quase alinhamento cósmico, o Executivo, o Legislativo e o próprio Judiciário paraibano trabalharam e vêm trabalhando para minimizar ao máximo os efeitos nefastos causados pelo novo coronavírus.

Mesmo com muitos bolsonaristas torcendo contra as ações públicas estaduais e municipais, as assertivas medidas públicas paraibanas contrariam os seguidores de Bolsonaro. Torcer pela morte no jogo da vida é algo que jamais presenciei.

Leis e ações que salvam vidas

Mas não é a morte que está vencendo a Paraíba, muito menos o BRASIL. É claro que muitos se foram. Buscar entender a dor de quem perdeu alguém é vital para fortalecer o lado humano de cada um. Também entender a importância das leis e outras medidas tomadas para minimizar os efeitos da enfermidade em todos os seguimentos sociais. Medidas implantadas para salvar vidas, pois a Covid-19 não é uma pequena gripe e a cloroquina não é a salvação.

A Paraíba dá exemplo ao país

Prova maior são os números da Secretaria de Saúde da Paraíba (SES), sendo confirmados pelo consórcio de veículos de imprensa. E aqui não vou me ater a comparações de óbitos e infectados em outros estados e, sim, numa certeza: caso a população coopere, o sistema de saúde do Estado não entrará em colapso, como ocorreu em várias unidades da federação.

Aqui a situação é mais alentadora. Dados da SES indicam que a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 53%. Em se tratando da Região Metropolitana de João Pessoa, leitos de UTI para adultos ocupam 64%.

Em Campina Grande, estão ocupados 48% dos leitos de UTI adulto e no Sertão 52%. Contudo, o índice de Isolamento Social no sábado (11) foi de apenas 39,8 %, considerado baixo em relação à meta de 70% e a mínima de 50%.

Então é hora da sociedade fazer um pouco mais de esforço para que, em breve, possamos contar para nossos netos: “Eu vivi essa pandemia e estou vivo. Não foi fácil, mas estou aqui, com você!”.

Esses são meus votos a todos. Da direita ou esquerda. Vida longa ao ser humano.

 

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…

13 de fevereiro de 2026

Carnaval: confira o que abre e o que permanece fechado durante os dias de folia

Enquanto órgãos públicos terão o funcionamento suspenso durante o reinado de Momo, espaços de lazer,…

13 de fevereiro de 2026

Atlético de Cajazeiras demite técnico após duas derrotas e anuncia retorno de Reginaldo Sousa

O Atlético de Cajazeiras anunciou, na manhã desta sexta-feira (13), a demissão do técnico Paulo…

13 de fevereiro de 2026

Após reunião com a executiva nacional, vereadora Eliza Virgínia permanece no Progressistas

A vereadora Eliza Virgínia confirmou que seguirá no Progressistas após reunião em Brasília com o…

13 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro avalia que suposta saída de Jhony Bezerra da base não abala representação do Governo em CG

Após as declarações do ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra (Avante), que sugeriu estar sendo "empurrado…

13 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro admite conversa com Ruy Carneiro e não descarta aliança para 2026: “Temos tido sim um diálogo”

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) explicou nesta sexta-feira (13), a cena em que aparece ao…

13 de fevereiro de 2026