Categorias: Paraíba

Opinião: Bolsonaro busca ser o próprio Estado, persegue a PB e governa para seus familiares e uma “Corte” mambembe

O discurso de diplomação do presidente Jair Bolsonaro seguiu todo o protocolo exigido para a ocasião. Sorrisos, afagos e acenos do eleito para os que se fizeram presentes à cerimônia. Agradeceu o apoio da família e os 57 milhões de votos obtidos. Jurou governar o país de forma justa, livre das amarras da corrupção, respaldando o diálogo e o processo democrático entre as instituições e a sociedade de forma ampla.

Foi um “espetáculo” de civismo, emocionando muitos com seu ouro de tolo reluzente; brilhante, mas de pouco valor. Disse o presidente na cerimônia: “A partir de 1º de janeiro, serei o presidente dos 210 milhões de brasileiros. Governarei em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião”. Ele mentiu, e vem governando o Brasil como se administrasse o quintal da sua casa.

É certo que muitos daqueles que votaram no “mito” já levam o fardo do arrependimento; principalmente os que depositaram seus respectivos sufrágios em Bolsonaro para dar vigor ao movimento antipetista. Agora o índice de popularidade do presidente despenca a cada dia, e até a direita liberal já começa a entender que o governo federal não busca a desestatização do Estado e, sim, a ruptura ou a dissolução dele.

Como o rei francês Luis XIV, Bolsonaro entende que “L’Etat c’est moi”. Traduzindo: “O Estado sou eu”. E seguindo essa lógica distorcida, promove modificações no tecido social do país das mais variadas formas, entendendo que o Brasil está resumido à sua “Corte” mambembe e sua amada família, especialmente seus três filhos, quase príncipes, Flávio, Carlos e o “embaixador do hambúrguer” Eduardo.

Bolsonaro mentiu. Ele não governa para os 210 milhões de brasileiros. E agora passa a destilar gotas de preconceito, e até algum tipo de maldade, ao colocar o Nordeste na esfera dos “paraíbas”. Como no romance “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, a região agora é perseguida por ter discordado, nas eleições passadas, dos seus ideais e plataforma política. Não custa lembrar que o “mito” foi vencido pelo candidato à presidência Fernando Haddad (PT) nos nove estados nordestinos.

Em entrevista na manhã desta quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), denunciou a perseguição que Jair Bolsonaro vem implementando contra o Nordeste, em especial à Paraíba. O parlamentar, de forma incisiva, disse que os recursos federais existem, mas a querela nada republicana do presidente, que já salientou não ter qualquer tipo de afinidade com o governador João Azevêdo, cria barreiras para que esses aportes financeiros cheguem ao Estado.

Agora a mesma “provocação” feita por Galdino, será repetida aqui e, tenho certeza, por outros paraibanos. É preciso que a nossa bancada federal reaja e entenda que, no caso em pauta, oposição e situação ao governo de Azevêdo deve buscar a união, a fim de defender, de forma lógica e organizada, os interesses do Estado. Por fim, Bolsonaro pode até querer, mas jamais será o próprio “Estado”. No máximo um “ex-milico” indisciplinado, e ao que parece, presidente de um mandato só.

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Juliana Cunha Lima celebra lembrança para vice de Efraim, mas mantém ALPB no radar

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, confirmou que o seu nome segue sendo…

15 de fevereiro de 2026

Cidade do Forró vira atração da alta estação e estende programação até terça de Carnaval

A Cidade do Forró, novidade que estreou em 2026 junto com o Festival Forró Verão,…

15 de fevereiro de 2026

PMJP convoca mais de 260 cuidadores voluntários para passarem por processo de formação

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de…

15 de fevereiro de 2026

Escolas de Samba levam cor e ritmo ao Carnaval Tradição de João Pessoa neste domingo

O Carnaval Tradição de João Pessoa ganha mais vida com a apresentação das escolas de…

15 de fevereiro de 2026