A Paraíba o tempo todo  |

Operação embarga 116 hectares de desmatamentos ilegais

Operação Borborema II embarga 116 hectares de desmatamentos ilegais no bioma caatinga na PB

A Superintendência do Ibama na Paraíba reealizou, entre os dias 18 e 27 de julho, a Operação Borborema II, de combate ao desmatamento ilegal da caatinga e outros crimes ambientais nas regiões paraibanas do Curimataú, Cariri e Sertão. O foco principal da fiscalização foi em indicativos de desmatamentos detectados por meio da análise de imagens de satélites feita pelo Núcleo de Geoprocessamento do Ibama na Paraíba.

Doze áreas onde a caatinga foi destruída sem autorização, somando 116,7 hectares, tiveram os responsáveis autuados e as atividades embargadas, tendo em vista a regeneração da vegetação nativa. As multas aplicadas durante a operação totalizaram R$ 120 mil.

Além dos desmatamentos ilegais, a Operação Borborema II também verificou o cumprimento de embargos de atividades feitos em operações anteriores e atendeu denúncias da Linha Verde (0800 61 8080). Dois empreendimentos de extração de argila e areia que funcionavam sem licenciamento ambiental foram autuados e embargados em São João do Rio do Peixe e em Marizópolis.

As equipes de fiscalização também realizaram barreiras em áreas onde há denúncias de caça, nos municípios de Passagem, Areia de Baraúnas e Quixaba, para coibir a prática ilegal. 15 aves silvestres recém capturadas que foram encontradas em cativeiros ilegais foram soltas pelos agentes ambientais federais em seus habitats.

Na avaliação do coordenador da operação, o analista ambiental Jaime Pereira, ?a presença constante da fiscalização nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú é necessária para inibir a prática dos ilícitos contra o meio ambiente, em especial do desmatamento criminoso da caatinga e a caça predatória, que tem consequências severas para toda a população.?

A Operação Borborema II faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (Pnapa).

 

 

Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe