Por pbagora.com.br

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal será encerrada na próxima sexta-feira (16). No entanto, antes mesmo do encerramento, 99% dos municípios paraibanos já concluíram a campanha atingindo mais de 80% de cobertura vacinal, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Isso quer dizer que, dos 223 municípios paraibanos, 222 já encerram a campanha por terem atingido a meta, faltando apenas a cidade de Cuité.

Em todo estado, a cobertura vacinal atingiu 91,2%. “A Paraíba está de parabéns por este resultado. Acredito que contribuíram para isso uma população mais consciente quanto à prevenção da raiva e profissionais de saúde envolvidos com mais esta atividade de saúde pública”, declarou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo.

No total, foram 2.800 profissionais envolvidos na Campanha que teve o Dia D realizado no último dia 22 de setembro.

Até agora, foram vacinados 483.005 cães e 162.489 gatos, em todo estado. Assis explica que, caso alguém ainda não tenha conseguido vacinar seu animal de estimação, pode procurar as Secretarias Municipais de Saúde. A vacina não tem contraindicação. Cães e gatos, acima de três meses, podem se vacinar independente se está gestante ou se está amamentando.

A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo.

A doença atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitar a doença é pela vacinação anual.

 

Secom

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Notícias relacionadas

Advogada militante poderá ser a 1ª mulher a presidir OAB/PB

Os advogados da Paraíba já começaram a se articular para as candidaturas à Presidência da OAB do estado. As eleições acontecerão em Novembro deste ano e, o novo ou a…

MPPB e MPF pedem explicações sobre suspensão da vacinação contra a covid-19 em JP, neste domingo

O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal oficiaram, neste domingo (11/04), ao secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, solicitando, no prazo de 24 horas, manifestação…