A Paraíba o tempo todo  |

Município da PB está entre os cinco com menor PIB do Brasil ;quinteto representa 0,0001% da economia

Município paraibano está entre os cinco com menor PIB do Brasil ; juntos o quinteto representa apenas 0,0001% da economia do país

O município paraibano de Areia de Baraúnas está entre as cinco cidades do país com o menor PIB. Além da cidade paraibana, engrossam a lista os municípios de São Luis do Piauí (PI), São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI) e São Miguel da Baixa Grande (PI). São Luis do Piauí (PI), São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI) e São Miguel da Baixa Grande (PI).

Do outro lado, seis capitais brasileiras respondem por um quarto da soma das riquezas do Brasil

Juntas, as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM) concentram 25% de todas as riquezas e serviços que o país produz, segundo a pesquisa PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10).

Sozinha, a capital paulista detém 11,8% do PIB brasileiro. O Rio de Janeiro é o segundo do ranking com 5,1%, seguido de perto por Brasília, com 3,9%. Todas as 27 capitais brasileiras geravam, juntas, um terço do PIB nacional em 2008.

Na outra ponta da tabela, as 1.313 cidades com as menores riquezas do país, onde moravam 3,4% da população brasileira em 2008, respondem por apenas 1% do PIB do país.

A expansão da economia brasileira foi de 5,2% em 2008 em relação ao ano anterior. Ao todo, os setores produtivos brasileiros geraram R$ 3,031 trilhões de riquezas. Se este valor fosse dividido pelo número de habitantes do Brasil em 2008, cada cidadão ficaria com R$ 15.989,75 (PIB per capita).
 

 

PB Agora com R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe