Por pbagora.com.br

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba está empreendendo uma verdadeira guerra contra o fumo em estabelecimentos como bares, restaurantes, boates e lanchonetes de João Pessoa, como forma de preservar a saúde dos trabalhadores.

Termo de Ajuste de Conduta firmado entre a boate Incógnito e o MPT tem o objetivo de coibir o uso de cigarros ou de qualquer produto fumígero, derivado ou não do tabaco, no interior do estabelecimento. A multa estabelecida em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por dia, cada vez que a obrigação for descumprida.

O acordo foi feito após o MPT instaurar um procedimento contra a empresa, originado através de denúncias de funcionários que trabalham em casas noturnas, nas quais não há cumprimento das legislações sanitárias no que se refere à proibição do fumo. “Nestes casos, a saúde do trabalhador fica comprometida, pois acaba exposto involuntariamente à fumaça do tabaco”, indica o procurador do Trabalho Eduardo Varandas.

Para solucionar o problema, vários estabelecimentos foram autuados pelo MPT como o Empório Café, Johnny People, La Espanhola, Marley’s, KS, Zodíaco, Almir lanches, Companhia do Chopp e Terraço Bar. Os procedimentos estão em andamento.

De acordo com o TAC firmado, a boate deverá afixar cartazes alertando sobre a proibição do fumo no estabelecimento, além de orientar os funcionários para que não permitam que os clientes fumem. “Uma opção dada pelo MPT é que a boate construa um fumódromo que atenda às exigências técnicas, desde que não permita a infiltração do fumo para outras áreas”, continua o procurador.

O Incógnito já havia sido autuado em 2006 pelo descumprimento das legislações que proíbem o tabagismo em locais fechados. Na ocasião, um local inadequado estava sendo usado como área para fumantes.
 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mesmo em pandemia, vereadora pede que acesso às praias voltem a ser liberados

A vereadora da Capital, Eliza Virgínia (PP), pediu, na tarde desta segunda-feira (3), que o funcionamento dos shoppings da cidade retome ao funcionamento normal e a reabertura das praias para…

JP: Energisa entrega obra que aprimora fornecimento de energia no Distrito Industrial

Em meio a todas as limitações provocadas pela pandemia do Covid-19, os paraibanos puderam ficam em casa na certeza que poderiam contar com uma energia de qualidade. Além de manter…